AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E PRÁTICAS DE GESTÃO NO SETOR PORTUÁRIO:

UMA REVISÃO DA LITERATURA

Palavras-chave: Desempenho organizacional, gestão portuária, competitividade, estratégia, abordagem construtivista

Resumo

A utilização de práticas de gestão alinhadas à estratégia da organização tem o potencial de melhorar o desempenho organizacional. Contudo, o ambiente portuário tem dado ênfase ao aspecto operacional do setor. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é identificar as características da Avaliação de Desempenho e das Práticas de Gestão no Setor Portuário, sob uma perspectiva Construtivista. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, norteada pelo ProKnow-C. A análise dos artigos evidenciou que os estudos existentes se concentram em autoridades portuárias e terminais de contêineres, e a utilização de indicadores sociais e ambientais ainda é pouco explorada. É frequente a replicação de modelos sem considerar as características que tornam os portos singulares e que podem não ter sido abordadas pela literatura, evidenciando um desalinhamento da avaliação feita nos estudos com o conceito Construtivista de Avaliação de Desempenho adotado. Logo, o estudo contribuiu para a identificação de lacunas de pesquisa que direcionam os estudos para outros mercados portuários e o acompanhamento dos efeitos gerados pela Avaliação de Desempenho.

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Publicado
18-01-2023
Seção
Artigos