SPIN-OFFS CORPORATIVOS: UMA ANÁLISE DOS RETORNOS OBTIDOS PELAS EMPRESAS-MÃES

  • Felipe Matheus de Souza Farias Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Liliane de Oliveira Guimarães Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Spin-off, Empresa-mãe, Recursos, Retornos, Competitividade

Resumo

Esta pesquisa examina, sob a perspectiva da Visão Baseada em Recursos – VBR, quais os tipos de retornos e como são oferecidos pelos spin-offs corporativos às empresas-mães após a sua constituição, bem como a relevância desses retornos para o fortalecimento competitivo das organizações de origem. Para tanto, realizou-se pesquisa qualitativa com estudos de casos múltiplos incorporados a partir de entrevistas semiestruturadas com executivos de seis empresas envolvidas em três casos, além de busca de dados adicionais em outras fontes oficiais. Os resultados encontrados apontam para a existência de retornos para as empresas-mães após a criação dos spin-offs por meio de quatro tipos de recursos: humanos, sociais, tecnológicos e organizacionais, que geram fortalecimento competitivo para as progenitoras. Este estudo ainda permitiu a avaliação do acesso, por parte dos spin-offs, a recursos cedidos por suas respectivas empresas-mães; a identificação de similaridades nas trajetórias para criação dos spin-offs; e a elaboração de recomendações gerenciais para criação e desenvolvimento desse tipo de empreendimento.

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Biografia do Autor

Felipe Matheus de Souza Farias, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas

 

Liliane de Oliveira Guimarães, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, 2002. �?reas preferenciais de atuação: empreendedorismo e inovação em empresas, clusters, arranjos produtivos locais e redes; gestão de empresa familiar.

Publicado
27-06-2023
Seção
Artigos