ELAS NO VOLANTE:

A INCLUSÃO DE MULHERES MOTORISTAS DE ÔNIBUS

Palavras-chave: Diversidade, Estigma, Inclusão, Mulheres Motoristas

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar o processo de inclusão no ambiente de trabalho de mulheres motoristas de transporte público. Foi utilizado como base teórica os paradoxos de Ferdman (2017) que se dividem em três núcleos: expressão de si e identidade, que diz respeito às tensões entre a singularidade e o pertencimento; fronteiras e normas, que tratam de estabilidade e delimitação ou instabilidade e mudança; e por último, a segurança e conforto, que se referem às sensações de conforto ou desconfortos que gerem mudanças no indivíduo e em, nas relações de trabalho. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa qualitativa por intermédio de entrevistas semiestruturadas com 11 motoristas do transporte público em Fortaleza, cujos dados obtidos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Dentre os resultados, percebeu-se que a maior valorização das características semelhantes do que das diferenças, as normas bem definidas, o tratamento igualitário, as oportunidades de crescimento profissional e a aceitação do grupo são fatores determinantes para a inclusão. Entretanto, fatores como o preconceito, jornadas múltiplas, interferências de órgãos externos nas políticas das empresas, poucas ações inclusivas, além dos desafios inerentes à profissão são barreiras que afetam o sentimento de inclusão das motoristas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano dos Santos Junior, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará.

Davi Sampaio Marques, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutorando em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

Tereza Cristina Batista de Lima, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

Luis Eduardo Brandão Paiva, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

Publicado
18-01-2023
Seção
Artigos