COMPORTAMENTO DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL: ANÁLISE QUALITATIVA

Palavras-chave: Comportamento de Cidadania Organizacional, Pesquisa qualitativa, Setor Eletricitário

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em analisar as percepções dos eletricistas e encarregados de turma que atuam em uma concessionária de energia elétrica localizada no Rio Grande do Sul, acerca das dimensões dos Comportamentos de Cidadania Organizacional. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas individuais e a análise foi efetivada por meio das categorias definidas a priori: Divulgação da Imagem Organizacional, Sugestões Criativas e Cooperação com os Colegas. Os resultados demonstram que os trabalhadores percebem essas dimensões no seu trabalho, o que implica em sentir orgulho da atividade que desenvolvem; dar suporte aos colegas e manifestar suas ideias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Brandt de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga graduada pelo Universidade Franciscana (UFN). Licenciada pelo Programa Especial de Formação para Professores (PEG) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Formação Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching e Instituto Hollos. Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Mestra e Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM na Linha de Pesquisa: Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Projeto de Tese ligado ao tema: Traços de Personalidade; Capital Psicológico e Comportamento de Cidadania Organizacional. No momento, Sócia-Diretora da Empresa Efeito Mais Gestão, Desenvolvimento e Carreira, tendo experiência na área de Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional.

Vania de Fátima Barros Estivalete, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria.

Gabriele Caroline de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Formada em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria- RS, fundadora da Nuvem Jr. - Empresa Junior de Comunicação e apoiadora do empreendedorismo na área de Relações Públicas. Fomentadora do trabalho remoto, atual Community Manager na Lotus Yang Group e entusiasta das Relações com Investidores.

Publicado
16-03-2023
Seção
Artigos