TELETRABALHO NO CONTEXTO DA PANDEMIA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Palavras-chave: Teletrabalho, Bibliometria, Revisão sistemática

Resumo

A COVID-19 intensificou o uso do teletrabalho em todo o mundo, bem como pesquisas e artigos sobre o tema. Para identificar a estrutura intelectual e as linhas de pesquisa atuais destes trabalhos, foi realizada uma revisão bibliométrica considerando pesquisas publicadas nos últimos vinte anos e privilegiando as mais recentes. Resultados apontam que os estudos sobre teletrabalho têm bases intelectuais organizadas em (1) descrever suas vantagens e desvantagens, (2) analisar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, (3) analisar seu impacto nos indicadores organizacionais e (4) discutir o isolamento profissional. As linhas de pesquisa atuais em teletrabalho enfatizam (1) a relação entre teletrabalho, isolamento profissional e identificação organizacional, (2) o impacto no teletrabalhador e (3) liderança e suporte aos teletrabalhadores. Com lacunas teóricas identificadas, sugere-se que pesquisas futuras privilegiem a análise dos efeitos do teletrabalho na cultura e na identificação de seus membros, e os resultados do teletrabalho segundo os diferentes estilos de gestão e liderança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Malheiros, PUC-Rio

Doutorando em Administração de Empresas pela PUC-Rio, pesquisa a cultura organizacional na administração pública. Psicopedagogo e Orientador Educacional pela UFRRJ e Especialista em Gestão RH, fez sua graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio). Atualmente é Dirigente de Recursos Humanos do IBGE, Consultor em Educação e RH e Professor em cursos de Graduação, Pós-Graduação e Aperfeiçoamento nas áreas de Educação e Gestão de Recursos Humanos. Vencedor do Prêmio Jabuti com o melhor livro da categoria Educação, é autor de diversos livros na área, incluindo "Didática Geral" (LTC, 2012 e 2019), "Metodologia da Pesquisa em Educação" (LTC, 2011) e "Avaliação e Gestão de Desempenho" (LTC, 2014). Sólida experiência no desenvolvimento de conteúdos para materiais didáticos na modalidade a distância. Exerceu cargos de Coordenador, Gerente e Diretor de RH, treinamento e educação corporativa. Atua principalmente nos seguintes temas: cultura organizacional, desempenho organizacional, processos de ensino-aprendizagem, educação corporativa e recursos humanos.

Patrícia Amélia Tomei, PUC-RIO

Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1978), mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), doutorado em doutorado sandwich - New School for Social Research (1986) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1988). É professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/IAG desde 1982. Foi pesquisadora e professora visitante no exterior da Université Jean Moulin de Lyon (1995),da Ecole des Hautes Etudes Commerciales (HEC) de Montreal (1993), École Superieure des Affaires da Université de Sciences Sociales de Grenoble (1996,1992,1990); da Rissho University de Tóquio (1988), da Florida International University (1994) e da Graduate School of Urban Professions, Department of Management and Human Resources da New School for Social Research (1989). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura organizacional, mudança organizacional, recursos humanos, desempenho organizacional. Publicou vários artigos no Brasil e no exterior e os seguintes livros: "Cultura Organizacional e Privatizaçäo: A Dimensão Humana", com Marcelo L. Braunstein (Makron Books,1993), ?Inveja nas Organizações?, (Makron Books, 1994) , ?Invidia en las Empresas? (McGraw Hill México, 1994),?Gestão Participativa? (CDRom - CELTEC,1995), Sedução dos Modismos com Adriana Lerner ( Makron Books, 1998), "Cultura e Mudança Organizacional" (organização, Editora PUC-Rio,2008),"Cultura Empreendedora"com Giuseppe Russo e Carla Bottino (Office Book,2008), "O que é a Cultura Organizacional?"( Ed. Brasiliense, 2011),"Lideranças Empreendedoras Cariocas" com Giuseppe Russo e Ana Claudia Pinheiro ( Editora Dedix,2012),"Confiança nas Organizações " com Luciano Quinto Lanz, (PUC-Rio, Elsevier ? Campus,2015)

Publicado
30-04-2024
Seção
Artigos