GESTÃO DO CONHECIMENTO E GESTÃO DA QUALIDADE COMO PROMOTORAS DA MELHORIA CONTÍNUA:
UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO
Resumo
Diante do atual cenário competitivo, as organizações buscam estratégias que permitam o controle nas execuções e na geração de melhorias nos processos para atender as demandas do mercado. E nessa visão, a qualidade é considerada instrumento importante para a vantagem competitiva, pois esta gestão alinhada as estratégias da organização pode prover elementos essenciais para tomada de decisão. Por outro lado, percebe-se a importância das pessoas e a dinâmica do conhecimento que elas possuem para garantir a correta execução dos processos. Neste cenário, este estudo tem como objetivo analisar a relação da Gestão do Conhecimento e da Gestão da Qualidade para a Melhoria Contínua dos processos em uma empresa do ramo de energia. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, na qual para coleta de dados foi utilizado um questionário do tipo survey foi aplicado a 371 funcionários da organização. Os resultados apontaram que todas as 11 hipóteses foram confirmadas, evidenciando que os aspectos que fundamentam a Gestão do Conhecimento e a Gestão da Qualidade relacionam entre si, ambos direcionados para a promoção da Melhoria Contínua no contexto da organização. Por ser um estudo de caso, a pesquisa possui limitações impedindo que os resultados sejam generalizados. A Percepção da visão dos respondentes, além da relação da GC e GQ como propulsoras da melhoria contínua nos processos, foi possível perceber o grau de entendimento do impacto dos processos executados na organização que agregam valor, indiferente de serem certificados em certificações de Gestão da Qualidade ou não.