CONHECIMENTOS DOCENTES E DESEMPENHO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL
Resumo
A qualidade da educação pode ser melhorada ao se investir e fortalecer as competências dos docentes. Porém pesquisas sobre os conhecimentos docentes (Modelo TPACK) e sua relação com o desempenho dos alunos no ensino superior são escassas. O objetivo desta pesquisa foi investigar quais são as relações entre os conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo do docente e o desempenho dos alunos no ensino superior. Foi adotada uma abordagem quantitativa com uso de um modelo de regressão Bayesiano para analisar dados secundários do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes dos cursos de graduação em administração de universidades brasileiras (24.418 alunos). Os achados demonstram que existe associação positiva dos conhecimentos tecnológicos dos docentes e dos conhecimentos de conteúdo dos docentes e o desempenho dos alunos, entretanto, a associação é negativa quando a relação é entre os conhecimentos pedagógicos dos docentes e o desempenho dos alunos. A principal contribuição foi a reflexão acerca da importância dos conhecimentos docentes na relação com o desempenho do aluno no ensino superior, a partir de um modelo que visa integração bem-sucedida da tecnologia no ensino, o que pode oportunizar o desenvolvimento de ações governamentais e institucionais para a capacitação docente que visem melhorar a prática docente, o desempenho dos alunos e a qualidade percebida das Instituições de Ensino Superior.