PRÁTICAS DE INOVAÇÃO EM TESTES DE SOFTWARE: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO DE TESTES DE SOFTWARE (iTeste)
Resumo
A pesquisa teve como objetivo avaliar em que grau as práticas de desenvolvimento de inovações de uma empresa brasileira desenvolvedora de serviços de testes de software conformam-se ao modelo genérico de inovação em serviços proposto pelos autores Hull e Tidd (2003), e os benefícios dessa conformação para seu desempenho em inovação. O modelo em questão foi aplicado em 108 empresas no setor de serviços no Reino Unido e nos EUA. Tanto a economia de serviços como o setor de testes de software têm crescido no Brasil, o que valorizou a importância do presente estudo e a aplicação prática do respectivo modelo. O estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa de campo de finalidade descritiva com utilização de entrevistas semiestruturadas, questionário estruturado, narrativas e observação direta. As narrativas do desenvolvimento de duas inovações implementadas pela empresa pesquisada foram objeto de análise temática. Os resultados da pesquisa indicam que as seguintes práticas preconizadas pelo modelo encontram-se frequentemente presentes na empresa pesquisada: (1) valorização do papel do campeão de projetos, (2) estratégia de reprojeto rápido e reiterativo, (3) controles dinâmicos (in process) de processos, (4) capacidade de integração recíproca, e (5) envolvimento simultâneo antecipado.