PRÁTICAS DE INOVAÇÃO EM TESTES DE SOFTWARE: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO DE TESTES DE SOFTWARE (iTeste)

  • José Geraldo Pereira Barbosa PPGA da Universidade Estácio de Sá
  • Leonardo da Matta Rezende Molinari PPGA da Universidade Estácio de Sá
  • Marco Aurélio Carino Bouzada PPGA da Universidade Estácio de Sá
Palavras-chave: Inovação em serviços. Testes de software. Setor de serviços.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo avaliar em que grau as práticas de desenvolvimento de inovações de uma empresa brasileira desenvolvedora de serviços de testes de software conformam-se ao modelo genérico de inovação em serviços proposto pelos autores Hull e Tidd (2003), e os benefícios dessa conformação para seu desempenho em inovação. O modelo em questão foi aplicado em 108 empresas no setor de serviços no Reino Unido e nos EUA. Tanto a economia de serviços como o setor de testes de software têm crescido no Brasil, o que valorizou a importância do presente estudo e a aplicação prática do respectivo modelo. O estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa de campo de finalidade descritiva com utilização de entrevistas semiestruturadas, questionário estruturado, narrativas e observação direta. As narrativas do desenvolvimento de duas inovações implementadas pela empresa pesquisada foram objeto de análise temática. Os resultados da pesquisa indicam que as seguintes práticas preconizadas pelo modelo encontram-se frequentemente presentes na empresa pesquisada: (1) valorização do papel do campeão de projetos, (2) estratégia de reprojeto rápido e reiterativo, (3) controles dinâmicos (in process) de processos, (4) capacidade de integração recíproca, e (5) envolvimento simultâneo antecipado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Geraldo Pereira Barbosa, PPGA da Universidade Estácio de Sá
possui graduação em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestrado em Aerospace Engineering - Georgia Institute of Technology, Mestrado e Doutorado em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração/UFRJ. Atualmente é coordenador e professor do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá (MADE/UNESA), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e orientação nas linhas de pesquisa Processos de Inovação e Processos de Formulação e Implementação de Estratégias Empresariais, e do Centro de Ciências Sociais da Escola Naval. Suas principais áreas de atuação são: administração estratégica e gestão do processo de inovação.
Leonardo da Matta Rezende Molinari, PPGA da Universidade Estácio de Sá
Possui graduação em Engenharia de Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), com pós-graduação em Gestão pela Qualidade Total pela Universidade Estácio de Sá (1995), e mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE) também pela Universidade Estácio de Sá (2011). Atualmente é gerente de inovação e treinamento na MZP Teste de Software. Também é engenheiro de testes, instrutor de testes e qualidade de sofwtare, consultor de testes e qualidade de software. Possui 8 livros publicados de testes / qualidade de software.
Marco Aurélio Carino Bouzada, PPGA da Universidade Estácio de Sá
possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Administração pelo Instituto Coppead de Administração/UFRJ (2001) e doutorado em Administração pelo Instituto Coppead de Administração/UFRJ (2006). Atualmente é professor adjunto do quadro permanente do Mestrado em Administração da Universidade Estácio de Sá, professor titular do curso de graduação em Administração da ESPM e professor do Curso de Formação em Finanças e do Curso de Formação em Logística do COPPEAD (UFRJ). É organizador e co-autor do livro Jogando Logística no Brasil e tem experiência na área de Estatística, Métodos Quantitativos, Pesquisa Operacional e Business Games.
Publicado
10-04-2015
Seção
Caso de Ensino