ENTERPRISE: A AÇÃO TRANSFORMACIONAL DO MODELO DE NEGÓCIOS NA MEDICINA DIAGNÓSTICA BRASILEIRA

Palavras-chave: Business model, Innovation, Leadership, Strategy, Digital integration

Resumo

O presente caso demonstra o processo de transformação do modelo de negócio do Grupo Pardini, referência nacional em medicina diagnóstica. Com a operação em ampla expansão, a quantidade de exames realizados cresceu a uma taxa média de 15% ao ano, puxada principalmente pela atuação na modalidade Lab-to-Lab (L2L). A equipe gestora, em sua maioria médicos, infectologistas e bioquímicos se debruçaram na busca de novos conhecimentos para implementar um novo modelo de negócios e de gestão. Surge, assim, o projeto Enterprise. Um projeto de automação laboratorial inédito no mundo. O projeto visa o aumento da capacidade produtiva, da velocidade de processamento de exames e a redução de custos, mantendo os níveis de acurácia e confiabilidade elevados. Além disso, o caso descreve a reformulação do sistema logístico e os investimentos em integrações e transformações digitais, desde a criação de softwares e hardwares. Promovendo, assim, o surgimento da plataforma digital MyPardini. O caso reúne evidências práticas da cultura inovadora do Grupo Pardini, o papel de suas lideranças e a capacidade de entrega com agilidade no mercado L2L. Esses são alguns dos achados que promovem a materialização do Enterprise. Fato que impulsionou as últimas negociações do processo de aquisição pelo Fleury.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabian Salum, Fundação Dom Cabral - FDCCampus São Paulo

Fabian Salum é professor titular e pesquisador líder de Pesquisas em Estratégias Competitivas com ênfase em Modelos de Negócios e Gestão da Inovação. Coordenador Acadêmico de Cursos Abertos na FDC – Fundação Dom Cabral.

Em 2022, foi eleito um dos três pesquisadores mais produtivos e influente nos temas de Estratégia, Inovação e Modelos de negócios pela FDC, segundo World Scientist and University Ranking 2023.

Graduado em Eletrotécnica pelo CEFET, Engenharia de Mecânica Pela PUC-Minas com cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior nas áreas de finanças, estratégia, liderança somado a um Mestrado em Inovação e Empreendedorismos e um Doutorado em Estratégias Competitivas pela PUC/INSEAD no Brasil e França.

Como professor, conciliou, por parte do tempo, sua carreira de executivo com atividades em escolas de negócios entre elas: FGV, IBMEC no Brasil durante 10 anos. Em 2009, seguiu por outra via a condução de suas atividades. Decidiu fazer parte do corpo técnico de professores da escola de negócios FDC - Fundação Dom Cabral onde, como professor titular, pesquisa, publica e leciona em programas customizados, abertos, MBA e em alianças com escolas internacionais.

Karina Garcia Coleta, Fundação Dom Cabral

Karina Coleta é professora associada da Fundação Dom Cabral (FDC) nas áreas de Estratégia e Modelos de Negócio desde 2017. Atua também como pesquisadora no Centro de Referência em Estratégia (CRE) da FDC. É cofundadora da Practical Community in Business Models, uma iniciativa do CRE-FDC.

Possui experiência como pesquisadora na área de Administração desde 2001 quando começou a atuar como apoio técnico no Núcleo de Marketing e Estratégia (NUME) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 1999 também atua como tradutora técnica e literária no campo da Administração e da Teologia.

Possui artigos, capítulos de livro e casos de ensino publicados em congressos, revistas e bases de dados nacionais e internacionais. Suas áreas de interesse são: Estratégia, Modelos de Negócios e Negócios de Impacto Social.

Possui Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia. Especialização em Estudos da Tradução pela Universidade Gama Filho. Graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Dalini Marcolino Ferraz, Fundação Dom Cabral

Profissional com 20 anos de experiência em consultoria nas áreas de Estratégia e Pessoas com atuação em empresas de médio e grande portes no meio público e privado. Desenvolvimentos acadêmicos na área de Estratégia e Pessoas. Professora convidada de Estratégia da Fundação Dom Cabral. Mestrado em Administração pela PUC-MG, Pós-graduação em Marketing pela Fundação Dom Cabral, extensão na University of Cambridge, e Graduação em Administração pela UFMG.

Vicente Nazareth, Fundação Dom Cabral

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e estagiário de pesquisa na Fundação Dom Cabral - FDC, no Núcleo de Estratégia e Negócios Internacionais.

Publicado
27-06-2023
Seção
Caso de Ensino