O DESEMPENHO DO TELETRABALHADOR: O QUE O AFETA E COMO GERIR E AVALIAR? UMA REVISÃO INTEGRATIVA COM VISTAS A UMA AGENDA DE PESQUISA

  • Mariana Carneiro Fraga
  • Ana Luíza de Souto Silva Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0003-3406-8161
  • Deise Ferreira
  • Juliana Mota
  • Davi Costa
  • Roberto Silveira Júnior
  • Marcello Ferreira
  • Paulo Bermejo
  • Rafael Porto
Palavras-chave: Análise de conteúdo, Gestão, Performance, Revisão de literatura, Teletrabalho

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender o que afeta o desempenho do teletrabalhador e identificar critérios para a sua avaliação e gestão. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura indexada entre 1978 e 2021 nas bases de dados EBSCO, Scopus e Web of Science.  Como resultados relativos ao teletrabalhador e seu desempenho, foi possível identificar as seguintes categorias: i) caracterização do teletrabalho e do desempenho do teletrabalhador; ii) fatores de influência; iii) maneiras de avaliação; e iv) modos de gestão. Conclui-se que o desempenho no teletrabalho não se restringe ao monitoramento de processos e comportamentos ou à mensuração de resultados, mas abrange variáveis que podem motivar experiências alternativas de trabalho. Sensível às necessidades organizacionais e dos indivíduos, a pesquisa delineou múltiplos aspectos da relação entre teletrabalho e desempenho, no sentido de subsidiar a gestão dessa relação e identificar possíveis agendas de investigações complementares.

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Biografia do Autor

Ana Luíza de Souto Silva, Universidade de Brasília

Ana Luíza de Souto Silva. MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (PPGA/UnB). Residente em Brasília - DF.

Publicado
30-04-2024
Seção
Artigos