O DESEMPENHO DO TELETRABALHADOR: O QUE O AFETA E COMO GERIR E AVALIAR? UMA REVISÃO INTEGRATIVA COM VISTAS A UMA AGENDA DE PESQUISA
Resumo
O objetivo deste estudo é compreender o que afeta o desempenho do teletrabalhador e identificar critérios para a sua avaliação e gestão. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura indexada entre 1978 e 2021 nas bases de dados EBSCO, Scopus e Web of Science. Como resultados relativos ao teletrabalhador e seu desempenho, foi possível identificar as seguintes categorias: i) caracterização do teletrabalho e do desempenho do teletrabalhador; ii) fatores de influência; iii) maneiras de avaliação; e iv) modos de gestão. Conclui-se que o desempenho no teletrabalho não se restringe ao monitoramento de processos e comportamentos ou à mensuração de resultados, mas abrange variáveis que podem motivar experiências alternativas de trabalho. Sensível às necessidades organizacionais e dos indivíduos, a pesquisa delineou múltiplos aspectos da relação entre teletrabalho e desempenho, no sentido de subsidiar a gestão dessa relação e identificar possíveis agendas de investigações complementares.