AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM UMA EMPRESA DE COMÉRCIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM TI SOB A PERSPECTIVA DA MCDA-CONSTRUTIVISTA

Palavras-chave: Setor de tecnologia da informação, Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista, MCDA-C, Avaliação de desempenho, Comércio e prestação de serviços

Resumo

O objetivo deste artigo consistiu em aplicar a avaliação do desempenho em uma empresa de comércio e prestação de serviços em TI sob a ótica da metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C). A partir deste, espera-se alcançar a avaliação e controle de todas as áreas que compreendem a organização, por meio de indicadores mensuráveis, de maneira formalizada, estruturada e sistemática. A metodologia é de natureza qualitativa devido a considerar os objetivos, princípios e realidade do decisor (gestor da empresa), e quantitativa em decorrência da mensuração do desempenho da empresa estudada. Identificou-se quatro grandes áreas: capital humano, governança, serviços e financeiro, sendo a governança com o melhor desempenho (40%) e a de serviços com menor destaque (12%) do desempenho global do modelo. A subárea de terceirização apresentou o menor índice (2%), o qual é apresentado como recomendação de melhoria. Esta pesquisa contribui no sentido de validar a utilização da metodologia por esse setor da economia e para esse nicho de enquadramento empresarial das Microempresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelita Mocelin Bett, UDESC

Mestre em Administração pela Udesc/SC (ESAG), graduada em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2005) - graduada em Pedagogia - UNIP Universidade Paulista Interativa (2018). Especialista em Controladoria e custos com habilitação para o Magistério Superior pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Especialista em Tecnologias para Educação Profissional pelo IFSC/SC - Especialista em Educação à Distância : Gestão e Tutoria - Centro Educacional Leonardo Da Vinci. 

Fabiana Veni Tobias, UDESC

Administradora na Eletrobras CGT Eletrosul, onde atua na Coordenadoria de Gestão da Diretoria Financeira. Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2006), Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2017) Especialização em Gestão da Previdência Complementar pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina-CESUSC (2014). Pós Graduação Lato Sensu em Direito Tributário da Universidade Estácio de Sá (2020). Possui experiência na área de logística portuária, gestão escolar, gestão empresarial e previdência complementar.

Sueli Farias Kieling, UDESC

Contadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSC). Possui Mestrado em Contabilidade e Bacharelado em Ciências Contábeis, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutoranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui experiência em contabilidade pública e controles de gestão.

Sergio Murilo Petri, UDESC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina e professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Contabilidade (PPGC/UFSC) e ainda é professor do Programa de Mestrado Profissional em Controle de Gestão (PPGCG/UFSC). Também atua como professor de Cursos de Especialização e de MBA, por várias instituições no Brasil. Referee de diversos perióficos no Braisl e no Exterior. Tem experiência na área de Ciências Contábeis e Administração, com ênfase em Avaliação de desempenho Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade, Contabilidade Gerencial. Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - MCDA-C, Balanced Scorecard - BSC, Avaliação de desempenho, Planejamento Estratégico e Planejamento tributário. Participante do Grupo de Pesquisa Gestão Pública e Avaliação de Desempenho.

Rafael Tezza, UDESC

Professor associado e pesquisador do Departamento de Administração Empresarial (ESAG/UDESC), do Programa de Pós- Graduação em Administração (ESAG/UDESC) e do Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação (INE/UFSC). Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação (ESAG/UDESC) (2018-2022), Coordenador do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Administração (ESAG/UDESC) (2016-2018). Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFPR. Editor associado da Revista Gestão Organizacional (2016-atual). Atualmente leciona disciplinas de Estatística Aplicada à Administração Empresarial e Pública, Pesquisa Quantitativa em Administração, Teoria da Resposta ao Item Aplicada à Gestão e Modelos para Tomada de Decisão. Pesquisa os seguintes temas: E-commerce, M-commerce, M-banking, Estatística Multivariada Aplicada à Gestão, Big Data, Cidades Inteligêntes, Teoria da Resposta ao Item e Tomada de Decisão.

Publicado
30-04-2024
Seção
Artigos