AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM UMA EMPRESA DE COMÉRCIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM TI SOB A PERSPECTIVA DA MCDA-CONSTRUTIVISTA
Resumo
O objetivo deste artigo consistiu em aplicar a avaliação do desempenho em uma empresa de comércio e prestação de serviços em TI sob a ótica da metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C). A partir deste, espera-se alcançar a avaliação e controle de todas as áreas que compreendem a organização, por meio de indicadores mensuráveis, de maneira formalizada, estruturada e sistemática. A metodologia é de natureza qualitativa devido a considerar os objetivos, princípios e realidade do decisor (gestor da empresa), e quantitativa em decorrência da mensuração do desempenho da empresa estudada. Identificou-se quatro grandes áreas: capital humano, governança, serviços e financeiro, sendo a governança com o melhor desempenho (40%) e a de serviços com menor destaque (12%) do desempenho global do modelo. A subárea de terceirização apresentou o menor índice (2%), o qual é apresentado como recomendação de melhoria. Esta pesquisa contribui no sentido de validar a utilização da metodologia por esse setor da economia e para esse nicho de enquadramento empresarial das Microempresas.