ENGAJAMENTO LABORAL
UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS TERCEIRIZADOS DO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES
Resumo
Este estudo tem como objetivo central investigar e mensurar o nível de engajamento no trabalho de técnicos de campo de empresa brasileira do setor de telecomunicações. Adicionalmente, o estudo analisou as diferenças e semelhanças entre os respondentes quanto às variáveis de interesse do estudo e os seus fatores sociodemográficos e profissionais. Participaram do estudo 366 profissionais que atuam no interior de São Paulo e o instrumento utilizado foi a escala UWES 17, devidamente validada no contexto brasileiro. Os resultados obtidos indicam um elevado nível de engajamento, com média de 4,97, o que representa 82,8% da pontuação máxima alcançável. Identifica-se, todavia, a existência de um subgrupo na população (GPD) que apresentou isoladamente um resultado de 3,52, o que é considerado um nível médio de engajamento. Tal subgrupo apresenta uma proporção maior de técnicos com idade entre 20 e 29 anos, solteiros e sem filhos. Os achados validam resultados de outras pesquisas, sugerindo que o nível de engajamento está relacionado com a idade, ou seja, pessoas mais velhas tendem a ter maior nível de engajamento, e que pessoas casadas, separadas ou viúvas têm um nível de engajamento maior que os solteiros.