ENGAJAMENTO LABORAL

UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS TERCEIRIZADOS DO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES

  • Sérgio Ronaldo Martins Fundação Getúlio Vargas (EAESP)
  • Anderson de Souza Sant'Anna Fundação Getúlio Vargas (EAESP), São Paulo, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6537-6314
  • Daniela Martins Diniz Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ
Palavras-chave: Vigor, Dedicação, Absorção, Terceirização, Setor De Telecomunicacão

Resumo

Este estudo tem como objetivo central investigar e mensurar o nível de engajamento no trabalho de técnicos de campo de empresa brasileira do setor de telecomunicações. Adicionalmente, o estudo analisou as diferenças e semelhanças entre os respondentes quanto às variáveis de interesse do estudo e os seus fatores sociodemográficos e profissionais. Participaram do estudo 366 profissionais que atuam no interior de São Paulo e o instrumento utilizado foi a escala UWES 17, devidamente validada no contexto brasileiro. Os resultados obtidos indicam um elevado nível de engajamento, com média de 4,97, o que representa 82,8% da pontuação máxima alcançável. Identifica-se, todavia, a existência de um subgrupo na população (GPD) que apresentou isoladamente um resultado de 3,52, o que é considerado um nível médio de engajamento. Tal subgrupo apresenta uma proporção maior de técnicos com idade entre 20 e 29 anos, solteiros e sem filhos. Os achados validam resultados de outras pesquisas, sugerindo que o nível de engajamento está relacionado com a idade, ou seja, pessoas mais velhas tendem a ter maior nível de engajamento, e que pessoas casadas, separadas ou viúvas têm um nível de engajamento maior que os solteiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson de Souza Sant'Anna, Fundação Getúlio Vargas (EAESP), São Paulo, São Paulo, Brasil
anderson.santanna@fgv.br

Professor Adjunto do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da FGV EAESP. Professor Visitante na University of Louisiana at Lafayette (USA). Pesquisador do Observatório de Segurança e Defesa da Escola Superior de Guerra (ESG). Head da Cadeira Futuro do Trabalho (WeMe). Brazilian Ambassador at the Management Executive Education Division (Academy of Management). Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Administração, Doutor em Arquitetura e Urbanismo, Mestre em Administração, Especialista em Gestão Estratégica e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Psicanalista Sócio do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG). Membro Fundador do Fórum Lusófono de Administração e Gestão (FLAG), Membro Associado do Instituto Sephora de Estudos de Orientação Lacaniana (UFRJ) e da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF). Pesquisador do Research Center for Work, Health and Organizational Effectiveness - CRITEOS (HEC Montreal), do Núcleo de Estudos Organizacionais, Sociedade e Subjetividade - NOSS (CEFET-MG), do Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho - NERHURT (Pucminas), do Grupo de Estudos sobre Universidade Empreendedora (UNIFEMM/EMBRAPA). É também Líder do Tema Liderança: Fundamentos, Abordagens e Desenvolvimento da Divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), onde atuou como membro do Comitê Científico (2012-2017) e Líder do Tema Liderança (2010-2011). Sua trajetória acadêmica inclui participações no GEP 2003, no INSEAD (França); no PDEC 2006, da HEC Montréal (Canadá); no GCPCL 2009/2010, da Harvard Business School, em Boston (EUA) e Shangai (China), bem como no 2011 MBA Roundtable, na Foster Business School, University of Washington (EUA). Tem como interesses de pesquisa e ensino as áreas de Comportamento Organizacional e Comportamento Humano nas Organizações, atuando, principalmente, nos temas: Gestão de Carreiras e Competências, Liderança, Qualidade de Vida no Trabalho e Estresse Ocupacional.

Daniela Martins Diniz, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ
Núcleo de Desenvolvimento de Liderança
Publicado
11-11-2024
Seção
Artigos