AS CARACTERÍSTICAS DAS STARTUPS MINEIRAS DEPOSITANTES DE PATENTES

Palavras-chave: Empreendedorismo, Inovação Tecnológica, Propriedade Intelectual

Resumo

Este artigo foi estruturado para responder a seguinte questão: quais as características das startups mineiras depositantes de patentes? Para responder ao questionamento, o estudo serviu-se de metodologia de pesquisa qualitativa descritiva com emprego de pesquisa documental nas bases de dados do censo mineiro de startups e nos relatórios de depósitos de patentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI. Os dados foram compilados com uso das ferramentas nativas do Microsoft Excel e do gerador de mapas Philcarto. Após a sistematização dos dados coletados, os principais achados apontaram que as startups mineiras depositantes de patentes têm como principais características: o fato da maioria não ser oriunda de spin-offs acadêmicas; o setor de indústrias de transformação representa a maioria das startups depositantes de patentes e essas empresas estão localizadas nas regiões dos principais centros de pesquisa e dos parques tecnológicos de Minas Gerais. Este trabalho contribui para compreender quais são as características das inovações feitas por essas empresas e, pode servir como base para sustentar políticas públicas e privadas de incentivo à inovação em startups.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Francisco Sarno Carvalho, IFNMG - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Doutor em Inovação Tecnológica (UFMG), mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (UNIFEI) e bacharel em Administração (UFLA).

Márcia Siqueira Rapini, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), Mestrado (2004) e Doutorado (2010) em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professora Associada da FACE/UFMG e professora e pesquisadora do CEDEPLAR/UFMG e sub-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Economia da Ciência e da Tecnologia. É professora colaboradora do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual e do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica da UFMG. Membro da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN).

Alyce Cardoso Campos, IFSULDEMINAS - Campus Passos

Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), linha de pesquisa: Gestão Estratégica, Marketing e Inovação. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares (2017). Professora de Administração do IFSULDEMINAS Campus Passos.

Sheldon William Silva, IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2022) na área de concentração em Estratégia de Negócios Globais e Finanças Corporativas. Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo (2012). Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica; Metodologias Ativas e Gestão Empresarial. Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2006).  Professor de Administração do IFMG Campus São João Evangelista.

Wesley Rodrigues Bergue, IFSULDEMINAS - Campus Passos

Bacharel em Administração (IFSULDEMINAS).

Publicado
11-11-2024
Seção
Artigos