Desafios na implantação do Escritório de Gerenciamento de Projetos em um Governo Estadual DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n27p153

  • Marcos Lopez Rego Doutor em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Brasil Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Brasil Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Gama Filho/Brasil
  • Thais Rosa da Silva Pós-Graduanda em Gerenciamento de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Brasil Administradora de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Brasil Supervisora de Escritório de Projetos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Brasil

Resumo

Diante do aumento das exigências da condução de projetos no setor público, o Escritório de Gerenciamento de projetos em um governo estadual se apresenta como uma resposta a essa demanda. O presente trabalho teve como objetivo fazer uma análise dos principais desafios enfrentados pelo citado escritório na fase de implantação, estruturado em desafios gerais e naqueles específicos às áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos. Para isso, foram realizadas pesquisas na organização fazendo uso de metodologias quantitativas e qualitativas. Cinco sujeitos foram entrevistados. Os resultados da pesquisa indicaram que os maiores desafios se relacionam diretamente com a cultura e a estrutura organizacional do governo do Estado e que as áreas de conhecimento Risco e Integração foram consideradas mais críticas para a efetiva gestão do portfólio de projetos

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Publicado
16-12-2011