Controlar para Confiar? Uma Análise do Risco Percebido em Relacionamentos de uma Cadeia de Suprimentos DOI – 10.5752/P.1984-6606.2012v12n29p76

  • Wagner Junior Ladeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Diego Antonio Bittencourt Marconatto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vania de Barros Estivalete
Palavras-chave: controle, confiança, risco, relacionamento estratégico e cadeia de suprimentos

Resumo

A crescente competição exige novas formas de interação organizacional, que dêem maior ênfase à confiança, em detrimento aos controles de natureza mais formal. Surge uma nova concepção, que enseja o paradoxo dos relacionamentos, com foco na co-opetição. Como os relacionamentos interorganizacionais envolvem relações de risco, a confiança e o controle atuam como personagens-chaves neste contexto, com o objetivo primordial de reduzi-los. Assim, este estudo objetivou explorar como a confiança e os controles afetam o risco percebido em relações interorganizacionais ao longo do tempo no âmbito de uma cadeia de suprimentos, através da utilização do framework de Das e Teng (2001). Duas empresas participaram da pesquisa: uma fabricante de bebidas não-alcoólicas e uma prestadora de serviços de gestão ambiental. O método de pesquisa adotado foi o do estudo de casos múltiplos e as ferramentas usadas para a coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas e análise documental. Os resultados revelaram ligações diretas entre os diversos tipos de controle, os tipos de confiança e tipos de risco percebido, assim como alterações na natureza destas ligações durante a evolução do relacionamento entre ambas as empresas.

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Biografia do Autor

Wagner Junior Ladeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) na área de organizações. Atualmente esta fazendo doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de Gestão de Tecnologia e Inovação. É também professor da Universidade Vale do Rio do Sinos (UNISINOS). Tem mais de cinqüenta artigos publicados em periódicos e congressos e experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações.
Diego Antonio Bittencourt Marconatto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração: habilitação em comércio exterior pela Faculdade Metodista de Santa Maria (2003) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Atualmente é estudante de doutorado PPGA-UFRGS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência em docência de administração pela Faculdades Metodista de Santa Maria (Administração De Materiais e Recursos Patrimoniais, Sistemas de Logística e Sistemática de Comércio Exterior I) e em Gestão de Compras e Logística pela Coca-Cola-Santa Maria/RS.

Vania de Barros Estivalete

 

 

Publicado
29-11-2012
Seção
Artigos