CLUSTERS VAREJISTAS: CARACTERÍSTICAS RESPONSÁVEIS PELA ATRAÇÃO E AFASTAMENTO DE CONSUMIDORES DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n38p135

  • João Paulo Lara Siqueira UNINOVE
  • Renato Telles Programa de Mestrado Acadêmico em Administração - Universidade Paulista - UNIP
  • Marcus Eduardo Rocca Universidade Paulista – UNIP
  • Marcos Antônio Gaspar Núcleo de Estudos Avançados em Informática Aplicada - Universidade Nove de Julho - UNINOVE
Palavras-chave: Clusters. Varejo. Atratividade. Localização.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi identificar e hierarquizar características de clusters varejistas associadas à atração ou ao afastamento de consumidores. Foi adotada a definição operacional que “um cluster é uma aglomeração considerável de firmas em uma área espacialmente delimitada na qual há um perfil diferenciado de especialização e existem negócios e especialização entre empresas de forma substancial” (ALTENBURG; MEYER-STAMER, 1999). O referencial teórico para atração de clientes aos clusters comerciais baseou-se em cinco trabalhos de Teller publicados entre 2008 e 2012 e também em outros pesquisadores. Primeiramente foi realizada uma investigação exploratória, para a identificação de variáveis potencialmente relacionadas ao fenômeno em questão, seguida por outra etapa, de caráter descritivo, com a aplicação de um questionário a uma amostra não probabilística de 137 consumidores da cidade de São Paulo. As principais conclusões são que, ao analisar a possibilidade de comprar em clusters varejistas, os consumidores são atraídos por características ligadas à conveniência do ato de comprar e a sua experiência anterior em clusters, ao passo que a falta dessa conveniência e a percepção de que os produtos dos clusters não são finos os afastam dos clusters.

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Biografia do Autor

João Paulo Lara Siqueira, UNINOVE
Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Mauá (1982), mestrado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração de Empresas e Contabilidade da USP (2000) e doutorado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (2004). Atualmente é professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração Gestão do Esporte da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, varejo, distribuição e comportamento do consumidor.
Publicado
10-04-2015
Seção
Artigos