A ADAPTAÇÃO ESTRATÉGICA À GESTÃO AMBIENTAL EM UMA AGROINDÚSTRIA DO OESTE DE SANTA CATARINA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n38p60

  • Rosiane Oswald Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
  • Ivanete Schneider Hahn Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Flavia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Marcleide Fischer Borsato Faculdade de Itapiranga (FAI)
  • Marinete Schneider Rambo Faculdade de Itapiranga (FAI)
Palavras-chave: Administração estratégica. Gestão ambiental. Agroindústria

Resumo

As questões ambientais passam a receber maior atenção por parte dos gestores, uma vez que a sociedade passou a demandar das empresas uma postura responsável e sustentável. A finalidade deste estudo foi compreender e descrever o processo de adaptação estratégica, em relação à gestão ambiental, em uma agroindústria do oeste de Santa Catarina. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e empregou um estudo de caso único e sua execução deu-se por meio de um estudo longitudinal seguindo o modelo proposto por Pettigrew (1987) que propõe verificar o cenário da mudança organizacional em três dimensões: o processo, o conteúdo e o contexto. Conclui-se que o processo de adaptação estratégica da empresa em estudo é mimético ao entendimento e evolução da gestão ambiental para os gestores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosiane Oswald, Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2010). Professora e Coordenadora do Curso de Administração da Faculdade de Itapiranga (FAI).
Ivanete Schneider Hahn, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Mestre e Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora do Curso de Administração da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).
Flavia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria e coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Públicas.
Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria.
Marcleide Fischer Borsato, Faculdade de Itapiranga (FAI)
Graduada em Administração pela Faculdade de Itapiranga (FAI).
Marinete Schneider Rambo, Faculdade de Itapiranga (FAI)
Graduada em Administração pela Faculdade de Itapiranga (FAI). Especialista em Avicultura Industrial (Didatus unidade de Campinas/SP) e Gestão de Pessoas (Anhanguera unidade de Campo Grande/MS)
Publicado
10-04-2015
Seção
Artigos