UM ESTUDO SEMIÓTICO DAS ESTRATÉGIAS NARRATIVAS DA REVISTA EXAME ACERCA DAS COMUNIDADES VIRTUAIS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n38p86

  • Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa Instituto de Administração e Gerência da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio)
  • Alessandra de Sá Mello da Costa Instituto de Administração e Gerência da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio)
  • Paula Oliveira do Espírito Santo Instituto de Administração e Gerência da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio)
Palavras-chave: Comunidades virtuais. Semiótica. Revistas de negócios

Resumo

O presente artigo tem por objetivo proceder a uma aplicação do modelo teórico clássico da Semiótica Discursiva de linha francesa para identificar as estratégias narrativas e discursivas adotadas pela revista Exame em seu discurso sobre as comunidades sociais virtuais. Os resultados da análise evidenciam procedimentos de manipulação – por sedução e por intimidação – do destinatário-leitor pelo destinador-revista, além de identificar o culto a símbolos e personagens emblemáticos do mercado empresarial. Constata-se, adicionalmente, que a instrumentalização das comunidades virtuais constitui peça relevante do discurso sobre tecnologias gerenciais construído pela revista.

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Biografia do Autor

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa, Instituto de Administração e Gerência da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio)

Economista (UFRJ, 1993), Mestre em Administração de Empresas (PUC-Rio), Doutor em Letras (Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2010), tendo realizado estágio doutoral (PDEE/CAPES) no Institut d'Études Politiques de Paris (Sciences-PO, 2009/2010). Professor do Instituto de Administração e Gerência da PUC-Rio (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 1996. Pesquisador das áreas de marketing, comportamento do consumidor e comunicação, com interesse na aplicação do aparelho teórico-metodológico da linguística e da semiótica na abordagem dos fenômenos relacionados a esses campos. Possui 14 anos de experiência como executivo de empresas brasileiras de grande porte, em cargos gerenciais das áreas de marketing, comunicação e negócios.

Alessandra de Sá Mello da Costa, Instituto de Administração e Gerência da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio)
Professora do Instituto de Administração e Gerência da PUC-Rio (IAG/PUC-Rio)
Publicado
10-04-2015
Seção
Artigos