ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO, CAPACIDADE DE INOVAÇÃO E DESEMPENHO: UMA ABORDAGEM PARA A AVALIAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS EDUCACIONAIS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p142
Resumo
As proposições de orientação para o mercado e de capacidade de inovação apresentam contribuições abrangentes sobre diferentes desempenhos organizacionais. Contudo, ainda permanece a necessidade de integrar os construtos e atuar, por meio de propostas teórico-empíricas, sobre as lacunas de pesquisa na área pública e na inovação relacionada aos serviços. Consequentemente, este artigo tem como objetivo verificar a relação entre orientação para o mercado e capacidade de inovação no desempenho, considerando as especificidades das organizações públicas. Para isso, foram adequadas escalas e realizado um levantamento de campo com 139 instituições educacionais do estado do Paraná, sendo os dados analisados por meio de Modelagem de Equações Estruturais. Verifica-se que a capacidade de inovação atua como mediadora entre a orientação para o mercado e o desempenho de inovação, embora nem o efeito direto, nem a relação entre os construtos sejam observados como influenciadores do desempenho relacionado à qualidade. O estudo evidencia também a composição dos indicadores no contexto analisado, o que fornece contribuições tanto teóricas, quanto empíricas.