ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO, CAPACIDADE DE INOVAÇÃO E DESEMPENHO: UMA ABORDAGEM PARA A AVALIAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS EDUCACIONAIS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p142

  • Clóvis Teixeira Filho Universidade Federal do Paraná
  • Ana Maria Machado Toaldo Universidade Federal do Paraná
  • Simone Regina Didonet Universidade Federal do Paraná
  • Renata Mendes Tizzo Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Orientação para o mercado. Capacidade de inovação. Desempenho.

Resumo

As proposições de orientação para o mercado e de capacidade de inovação apresentam contribuições abrangentes sobre diferentes desempenhos organizacionais. Contudo, ainda permanece a necessidade de integrar os construtos e atuar, por meio de propostas teórico-empíricas, sobre as lacunas de pesquisa na área pública e na inovação relacionada aos serviços. Consequentemente, este artigo tem como objetivo verificar a relação entre orientação para o mercado e capacidade de inovação no desempenho, considerando as especificidades das organizações públicas. Para isso, foram adequadas escalas e realizado um levantamento de campo com 139 instituições educacionais do estado do Paraná, sendo os dados analisados por meio de Modelagem de Equações Estruturais. Verifica-se que a capacidade de inovação atua como mediadora entre a orientação para o mercado e o desempenho de inovação, embora nem o efeito direto, nem a relação entre os construtos sejam observados como influenciadores do desempenho relacionado à qualidade. O estudo evidencia também a composição dos indicadores no contexto analisado, o que fornece contribuições tanto teóricas, quanto empíricas.

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Biografia do Autor

Clóvis Teixeira Filho, Universidade Federal do Paraná
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (PPGADM - CNPq)
Ana Maria Machado Toaldo, Universidade Federal do Paraná
Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná.
Simone Regina Didonet, Universidade Federal do Paraná
Doutora em Administração pela UniversidadeFederal de Minas Gerais. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná.
Renata Mendes Tizzo, Universidade Federal do Paraná
Iniciação Científica na Universidade Federal do Paraná.
Publicado
21-10-2015
Seção
Artigos