“MOCINHO” OU “BANDIDO”?: O MARKETING E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE NO “FIO DA NAVALHA” DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p251

  • Ramon Silva Leite Programa de Pós-Graduação em Administração Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Marcelo de Rezende Pinto Programa de Pós-Graduação em Administração Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Dalton Jorge Teixeira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Adriano de Mendonça Joaquim Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Matheus Lemos de Andrade Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Marketing e Sociedade, Aspectos Positivos do Marketing, Disfunções doMarketing.

Resumo

O marketing, ao longo de mais de 100 anos de existência como área de conhecimento, sedesenvolveu e ampliou, de forma significativa, seu escopo de interesse. Durante esse período,suas práticas se intensificaram, passando a serem utilizadas não só por empresas, mas tambémpor governos e outras entidades. Assim, como instituição social, o marketing está emconstante relação com a sociedade, o que reflete em frequentes questionamentos quanto aoseu verdadeiro papel. Frente a isso, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre opapel do marketing na sociedade, procurando demonstrar tanto suas contribuições quanto suasdisfunções. Para isso, inicialmente é feita uma abordagem histórica do Marketing desde oinício do século XX. Em seguida, são apresentados aspectos positivos do Marketing,buscando demonstrar suas contribuições para a melhoria do bem-estar da sociedade. Nasequência, abordam-se diversos argumentos que podem se constituir como disfunções dasatividades mercadológicas no contexto atual. Por fim, são tecidas considerações sobre aperspectiva futura do marketing na sociedade.

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Publicado
21-10-2015
Seção
Artigos