A PESQUISA TRANSFORMATIVA DO CONSUMIDOR: REFLEXÕES E DIRETRIZES PARA PESQUISADORES BRASILEIROS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4

  • Pedro Felipe da Costa Coelho Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Palavras-chave, Pesquisa Transformativa do Consumidor. Bem-estar do consumidor. Comportamento do consumidor.

Resumo

A Pesquisa Transformativa do Consumidor é uma iniciativa de pesquisadores de marketing que visa apoiar e divulgar estudos voltados para o bem-estar e a qualidade de vida dos consumidores. Diante do fortalecimento do movimento internacionalmente e da carência de investigações brasileiras em marketing voltadas para problemáticas socialmente relevantes, este artigo traz reflexões sobre a produção científica de comportamento do consumidor vinculada à TCR, com ênfase para as possibilidades de pesquisa aos acadêmicos do Brasil. Após uma breve apresentação do cenário no qual a TCR foi criada, os compromissos, os tipos de pesquisa, as diretrizes e o processo de pesquisa da abordagem são abordados. Em seguida, é retratado um panorama da produção científica nacional associada à TCR. A partir do panorama traçado e da identificação de problemas sociais do contexto nacional, é proposta uma agenda de pesquisa transformativa do consumidor. Por fim, considerações finais sobre o trabalho são apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Felipe da Costa Coelho, Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Federal da Paraíba
É graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará - FEAAC/UFC (2013) e mestrando em Administração na Universidade Federal da Paraíba - PPGA/UFPB com ênfase em Marketing e Sociedade.
Publicado
20-10-2015
Seção
Artigos