AÇÕES COLETIVAS PARA A PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES DO SETOR APÍCOLA BRASILEIRO: O CASO DA ASSOCIAÇÃO ABEMEL

  • Josivania Silva Farias Universidade de Brasília - UnB Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) Deptº de Administração (ADM)
  • Luiza Mariana Silveira Miranda Universidade de Brasília (UnB)
Palavras-chave: Ações coletivas. Promoção de exportações. Setor Apícola Brasileiro.

Resumo

Este trabalho discute, segundo a ótica de membros da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL), as contribuições das ações coletivas para a solução de barreiras à promoção das exportações do setor apícola brasileiro. No marco teórico, apontam-se as redes, as ações coletivas, a internacionalização, as exportações e suas principais barreiras. Trata-se de um estudo de caso de abordagem predominantemente qualitativa. A unidade de análise é a ABEMEL, composta por 32 membros, com sede em Rio Claro, São Paulo. Destaca-se como entidade representativa do setor apícola brasileiro. Para a coleta das evidências empíricas utilizaram-se questionário fechado e roteiro de entrevista aplicados via e-mail, com a participação de 10 respondentes do questionário e quatro entrevistados, além de entrevista com representante da gerência da ABEMEL e de análise documental. Procedeu-se à análise de conteúdo com categorização a priori e em pequena etapa quantitativa extraíram-se médias e desvio-padrão. Concluiu-se que os associados percebem ganhos advindos de ações coletivas mediadas pela associação, que atua como um dos atores relevantes para estruturação do setor apícola. Entretanto, são percebidos desafios ainda maiores que envolvem esforços contundentes por parte de atores governamentais e empresariais.

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Biografia do Autor

Josivania Silva Farias, Universidade de Brasília - UnB Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) Deptº de Administração (ADM)

DOUTORA EM ADMINISTRAÇÃO (UnB) com doutorado Sanduíche na España/Madrid (UAH - UNIVERSIDAD DE ALCALÁ DE HENARES/MADRID)

PROFESSORA DO PPGA e da GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNB

ÁREAS DE ATUAÇÃO: INOVAÇÃO, SERVIÇOS, DIFUSÃO/ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS; MARKETING DE SERVIÇOS

Luiza Mariana Silveira Miranda, Universidade de Brasília (UnB)
Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília (UnB)
Publicado
14-04-2016
Seção
Artigos