A INFLUÊNCIA DOS PRODUTOS TÊXTEIS TRANSFORMADOS PELO PROCESSO DE LOGÍSTICA REVERSA SOBRE A ATITUDE DE COMPRA DO CONSUMIDOR

  • Andréia Fabiana Nascimento Escola Superior de Admiinistração e Gestão (ESAGS - Certificada FGV)
  • Bruna Bezerra Gutierrez Garcia Escola Superior de Admiinistração e Gestão (ESAGS - Certificada FGV)
  • Carolina Amaral Salles Escola Superior de Admiinistração e Gestão (ESAGS - Certificada FGV)
  • Evilene Rocha Belo Escola Superior de Admiinistração e Gestão (ESAGS - Certificada FGV)
  • Tairiny Rodrigues de Haro Escola Superior de Admiinistração e Gestão (ESAGS - Certificada FGV)
  • Thais Akemi Takara Escola Superior de Admiinistração e Gestão (ESAGS - Certificada FGV)
  • Giuliana Isabella Universidade de São Paulo - FEA/USP
Palavras-chave: Logística Reversa. Sustentabilidade. Comportamento do Consumidor.

Resumo

A logística reversa surgiu diante da necessidade de prolongar-se a utilização da matéria-prima e reduzir os impactos ambientais negativos. Esse instrumento de gestão permite a redução de perdas e resíduos de matéria-prima de uma empresa e torna possível o desenvolvimento de novos produtos criando novos ciclos de vidas para eles. Um dos setores que gera grande desperdício, e que possibilita a logística reversa, é o setor de confecções têxteis. Tendo em vista que há muitas perdas da matéria-prima sob a forma de retalhos, aparas e peças rejeitadas, mas que ao mesmo tempo permite a produção de novos produtos como, por exemplo, o artesanato. Neste contexto, o presente trabalho avalia por meio de um experimento se há influência dos produtos têxteis transformados pelo processo de logística reversa na atitude dos consumidores. A atitude do consumidor foi verificada perante a apresentação de tecidos ecologicamente correto com a devida informação de que o produto era ecológico; tecido ecologicamente correto sem informação e tecido normal e não ecológico. O experimento demonstrou que há uma influência positiva do jeans reciclado na atitude de compra do consumidor com informação e sem informação, comparado ao jeans normal. Discussões gerenciais e teóricas são apresentadas.

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Biografia do Autor

Andréia Fabiana Nascimento, Escola Superior de Admiinistração e Gestão (ESAGS - Certificada FGV)
Graduada em Administração de Empresas para Escola Superior de Administração e Gestão (ESAGS/STRONG) - Certificada FGV
Bruna Bezerra Gutierrez Garcia, Escola Superior de Admiinistração e Gestão (ESAGS - Certificada FGV)
Graduada em Administração de Empresas para Escola Superior de Administração e Gestão (ESAGS/STRONG) - Certificada FGV
Carolina Amaral Salles, Escola Superior de Admiinistração e Gestão (ESAGS - Certificada FGV)
Graduada em Administração de Empresas para Escola Superior de Administração e Gestão (ESAGS/STRONG) - Certificada FGV
Evilene Rocha Belo, Escola Superior de Admiinistração e Gestão (ESAGS - Certificada FGV)
Graduada em Administração de Empresas para Escola Superior de Administração e Gestão (ESAGS/STRONG) - Certificada FGV
Tairiny Rodrigues de Haro, Escola Superior de Admiinistração e Gestão (ESAGS - Certificada FGV)
Graduada em Administração de Empresas para Escola Superior de Administração e Gestão (ESAGS/STRONG) - Certificada FGV
Thais Akemi Takara, Escola Superior de Admiinistração e Gestão (ESAGS - Certificada FGV)
Graduada em Administração de Empresas para Escola Superior de Administração e Gestão (ESAGS/STRONG) - Certificada FGV
Giuliana Isabella, Universidade de São Paulo - FEA/USP
Mestre com Honras em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - Enfasê em Marketing - Comportamento do Consumidor. Cursou um semestre do Mestrado em Indiana University (EUA). Doutoranda em Administração de Empresas Enfasê em Marketing pela Universidade de São Paulo, bolsista CAPES.
Publicado
14-04-2016
Seção
Artigos