A INFLUÊNCIA DOS PRODUTOS TÊXTEIS TRANSFORMADOS PELO PROCESSO DE LOGÍSTICA REVERSA SOBRE A ATITUDE DE COMPRA DO CONSUMIDOR
Palavras-chave:
Logística Reversa. Sustentabilidade. Comportamento do Consumidor.
Resumo
A logística reversa surgiu diante da necessidade de prolongar-se a utilização da matéria-prima e reduzir os impactos ambientais negativos. Esse instrumento de gestão permite a redução de perdas e resíduos de matéria-prima de uma empresa e torna possível o desenvolvimento de novos produtos criando novos ciclos de vidas para eles. Um dos setores que gera grande desperdício, e que possibilita a logística reversa, é o setor de confecções têxteis. Tendo em vista que há muitas perdas da matéria-prima sob a forma de retalhos, aparas e peças rejeitadas, mas que ao mesmo tempo permite a produção de novos produtos como, por exemplo, o artesanato. Neste contexto, o presente trabalho avalia por meio de um experimento se há influência dos produtos têxteis transformados pelo processo de logística reversa na atitude dos consumidores. A atitude do consumidor foi verificada perante a apresentação de tecidos ecologicamente correto com a devida informação de que o produto era ecológico; tecido ecologicamente correto sem informação e tecido normal e não ecológico. O experimento demonstrou que há uma influência positiva do jeans reciclado na atitude de compra do consumidor com informação e sem informação, comparado ao jeans normal. Discussões gerenciais e teóricas são apresentadas.Downloads
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