O PROFESSOR-GESTOR E AS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR PARA A GESTÃO UNIVERSITÁRIA
Resumo
Este ensaio teórico discute sobre as políticas institucionais voltadas a formação de professores de ensino superior para a gestão universitária. As Instituições de Ensino Superior (IES) têm sido gerenciadas por professores sem formação apropriada para conduzir esse tipo de instituição. Apesar dos professores-gestores desempenharem papeis-chave, reconhece-se uma lacuna de políticas institucionais voltadas à formação de competências gerenciais desses atores. Dentre aspectos que reforçam a lacuna de políticas institucionais para formação de professores para gestão universitária, destacam-se a organização da carreira docente; o destaque dado pela pós-graduação stricto senso à formação de competências de pesquisa dos professores de ensino superior e a falta de consenso sobre quais dimensões são importantes ou aquelas que deveriam ser priorizadas. Longe de esgotar as discussões, nossa contribuição buscou reafirmar o entendimento de que, preparar professores de ensino superior necessariamente perpassa pelo desenvolvimento de competências gerenciais esperadas deles no papel de professor-gestor.