POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO

  • Rúbia Oliveira Corrêa Instituto Federal do Paraná
  • Lilian Lucy Santos Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Eduardo Damião da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Palavras-chave: Posicionamento Estratégico, Vantagem Competitiva, Estratégia em Organizações de Pequeno Porte

Resumo

O presente caso de ensino se propõe discutir junto a graduandos em Administração a temática Posicionamento Estratégico e Estratégias Organizacionais, no âmbito das organizações de pequeno porte. A empresa Nativa, que durante seus anos de informalidade foi nomeada de Natura & Vida, ambos os nomes fictícios, atua na indústria da Medicina Alternativa e Complementar desde 1997, empresa pioneira e de destaque local no segmento em que atua, se viu ameaçada diante da desconfiança social, de passivos no judiciário, perseguições, dentre outros fatores que poderiam provocar a sua ruína de forma iminente. A turbulência ambiental resultou no registro formal do empreendimento e na procura de um novo posicionamento frente ao mercado. Desde então, a empresa tem buscado novas ações e planos a fim de melhorar seu desempenho financeiro. Para coleta dos dados que compuseram o caso em questão, utilizou-se a entrevista com roteiro semiestruturado e tomadas de notas. A partir do caso, espera-se que os estudantes venham a refletir acerca da importância do posicionamento estrategicamente para a promoção de vantagem competitiva organizacional, a qual garantirá à organização adotante destaque e desempenhos superiores frente aos seus concorrentes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
08-08-2016
Seção
Caso de Ensino