A EFICIÊNCIA DOS GASTOS PUBLICOS COM A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NO BRASIL: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)

  • Sergio Begnini Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Humberto Tonani Tosta Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Eficiência, Análise envoltória de dados, Educação fundamental.

Resumo

A educação no Brasil possui orçamento anual próprio, a ser utilizado no desenvolvimento educacional. A eficiência na utilização de tais recursos é um dos desafios que se faz presente e que pode ser objeto de estudo. A presente pesquisa tem por objetivo avaliar a eficiência dos gastos com a educação fundamental nos estados brasileiros, no ano de 2011, por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA). Os estados foram classificados quanto à eficiência, sendo possível realizar comparações entre os mesmos e entre as regiões brasileiras. Os resultados indicam que 25,92% dos estados brasileiros apresentaram gastos eficientes enquanto 74,08% apresentaram resultados ineficientes, apontando para a necessidade de melhorias na gestão educacional e dos recursos utilizados. Conclui-se que a educação merece especial atenção por parte do Estado, principalmente por impactar no nível de bem-estar da população, contribuir para maior produtividade e gerar desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Begnini, Universidade Federal da Fronteira Sul
Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional. Bacharel em Administração. Administrador - Universidade Federal da Fronteira Sul.
Humberto Tonani Tosta, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutorando em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Administração.
Publicado
24-07-2017
Seção
Artigos