INOVAÇÃO EM SERVIÇOS DE SOFTWARE: QUAL O PAPEL DOS CLIENTES, DA PESQUISA E DO DESENVOLVIMENTO?

  • Timóteo Guimarães da Conceição Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA / UnB Universidade de Brasília – UnB
  • Marina Figueiredo Moreira Universidade de Brasília / UnB
Palavras-chave: Inovação, Inovação em serviços, Serviços de software, Pesquisa e Desenvolvimento, Modelos de Inovação.

Resumo

Este estudo investigou o papel desempenhado por atividades de P&D e clientes nas práticas de gestão da inovação em empresas desenvolvedoras de serviços de software no Distrito Federal (DF). Realizou-se estudo de casos múltiplos com dez unidades de análise com coleta de evidências por entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo por codificação temática. Os resultados permitiram caracterizar o processo empírico de gestão da inovação efetivamente adotado nos casos como sendo de baixa formalização, baixa estruturação e com altos índices de retrabalho, sendo muitas vezes disparado por fontes não tradicionais. Ressalta-se como principal contribuição do artigo o apontamento da dissonância entre o discurso dos entrevistados sobre a importância de clientes e P&D e o efetivo papel desempenhado por esses inputs nas práticas organizacionais. Conclui-se, assim, que os modelos teóricos embasam o discurso dos entrevistados; mas não suas práticas organizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Timóteo Guimarães da Conceição, Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA / UnB Universidade de Brasília – UnB
Analista do Banco Central do Brasil - BACEN. Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília – UnB.
Marina Figueiredo Moreira, Universidade de Brasília / UnB
Pós-doutorado em Business na Nottingham University - (Reino Unido). PHD em Sciences de Gestion pela Université Aix-Marseille (França). Doutora em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Brasília - UnB. Professora do Mestrado Profissional em Administração - MPA/UnB. Professora Adjunta do Departamento de Administração da UnB. Membro da RESER - European Association for Research on Services. Líder do LinSe - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inovação e Serviços na Universidade de Brasília. Tem pesquisas relacionadas a Inovação, Inovação em Serviços, Inovação em Software, Políticas Públicas para Inovação, Compras Governamentais para a Inovação e Mudança e Inovação em Serviços.
Publicado
24-07-2017
Seção
Artigos