INOVAÇÃO EM SERVIÇOS DE SOFTWARE: QUAL O PAPEL DOS CLIENTES, DA PESQUISA E DO DESENVOLVIMENTO?
Resumo
Este estudo investigou o papel desempenhado por atividades de P&D e clientes nas práticas de gestão da inovação em empresas desenvolvedoras de serviços de software no Distrito Federal (DF). Realizou-se estudo de casos múltiplos com dez unidades de análise com coleta de evidências por entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo por codificação temática. Os resultados permitiram caracterizar o processo empírico de gestão da inovação efetivamente adotado nos casos como sendo de baixa formalização, baixa estruturação e com altos índices de retrabalho, sendo muitas vezes disparado por fontes não tradicionais. Ressalta-se como principal contribuição do artigo o apontamento da dissonância entre o discurso dos entrevistados sobre a importância de clientes e P&D e o efetivo papel desempenhado por esses inputs nas práticas organizacionais. Conclui-se, assim, que os modelos teóricos embasam o discurso dos entrevistados; mas não suas práticas organizacionais.