VALORES PESSOAIS, ATITUDES E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

  • Ricardo Schaefer Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Faculdade Antonio Meneghetti - AMF
  • Juliana Mayumi Nishi Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Márcia Zampieri Grohmann Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Mauri Leodir Löbler Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Ítalo Fernando Minello Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Palavras-chave: valores pessoais, atitudes, intenção empreendedora, estudantes universitários

Resumo

O objetivo desta pesquisa é investigar a relação entre valores pessoais, atitude empreendedora e intenção empreendedora em estudantes universitários brasileiros, comparando o modelo norte-americano proposto por Watchravesringkan et. al. (2013). Tomando como ponto de partida o estudo norte-americano, foi realizada uma pesquisa, quantitativa e descritiva, com estudantes de graduação em Administração (n=204) de duas instituições de ensino brasileiras, no Rio Grande do Sul (uma pública e outra privada). A modelagem de equações estruturais foi utilizada para validar e testar as hipóteses do modelo. Os resultados foram que os valores pessoais influenciaram positivamente a atitude empreendedora (R=0,152) e que a atitude empreendedora impactou fortemente na intenção empreendedora (R=0,773) dos estudantes investigados. O modelo cognitivo de tomada de decisão inicialmente proposto e testado nos Estados Unidos, e posteriormente adaptado e aplicado em estudantes brasileiros por meio desta pesquisa, contribui para a validação empírica de instrumentos que medem valores, atitude e intenção empreendedora, e pode ser uma alternativa efetiva para predizer intenções em seguir uma carreira empreendedora em universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Schaefer, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Faculdade Antonio Meneghetti - AMF

Doutorando em Administração - PPGA/UFSM

Professor e Coordenador de Formação Empreendedora e Liderança (FOIL) - AMF

Juliana Mayumi Nishi, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Doutoranda em Administração - PPGA/UFSM
Márcia Zampieri Grohmann, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria. 
Mauri Leodir Löbler, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria
Ítalo Fernando Minello, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo, Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria
Publicado
18-01-2018
Seção
Artigos