VALORES PESSOAIS, ATITUDES E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Resumo
O objetivo desta pesquisa é investigar a relação entre valores pessoais, atitude empreendedora e intenção empreendedora em estudantes universitários brasileiros, comparando o modelo norte-americano proposto por Watchravesringkan et. al. (2013). Tomando como ponto de partida o estudo norte-americano, foi realizada uma pesquisa, quantitativa e descritiva, com estudantes de graduação em Administração (n=204) de duas instituições de ensino brasileiras, no Rio Grande do Sul (uma pública e outra privada). A modelagem de equações estruturais foi utilizada para validar e testar as hipóteses do modelo. Os resultados foram que os valores pessoais influenciaram positivamente a atitude empreendedora (R=0,152) e que a atitude empreendedora impactou fortemente na intenção empreendedora (R=0,773) dos estudantes investigados. O modelo cognitivo de tomada de decisão inicialmente proposto e testado nos Estados Unidos, e posteriormente adaptado e aplicado em estudantes brasileiros por meio desta pesquisa, contribui para a validação empírica de instrumentos que medem valores, atitude e intenção empreendedora, e pode ser uma alternativa efetiva para predizer intenções em seguir uma carreira empreendedora em universitários.