SATISFAÇÃO NO TRABALHO DOS BANCÁRIOS E SEUS FATORES DETERMINANTES – UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
O estudo teve o objetivo de identificar a presença de satisfação no trabalho dos profissionais do setor bancário e o papel da gerência dos serviços. Trata-se de uma revisão integrativa e a coleta de dados foi realizada em quatro bases eletrônicas, nos anos de 2015 e 2016. Foram selecionados 21 artigos publicados no período de 2010 a 2016. Os resultados mostraram índices diferenciados de satisfação no trabalho dos profissionais do setor bancário. Dentre os fatores positivos que podem interferir nessa satisfação estão: liderança participativa, ambiente de trabalho saudável e de aprendizagem, treinamento, comprometimento organizacional, entre outros. Conclui-se que os resultados deste estudo possam contribuir para a reflexão dos profissionais das instituições financeiras, bem como gestores da área de saúde do trabalhador, quanto à necessidade de promoção da satisfação no trabalho dos funcionários, considerando que esta pode influenciar potencialmente o ambiente organizacional e trazer consequências para as metas ou resultados esperados pela organização.