Efetividade na identificação e resolução de necessidades psicossociais e psicoespirituais de pacientes críticos

  • Fabrícia Eduarda Baia Estevam PUC Minas.
  • Isabella de Souza Perdigão PUC Minas.
  • Joyce Costa Guimarães PUC Minas.
  • Raissa Caroline Costa Oliveira PUC Minas.
  • Ana Paula Souza Lima PUC Minas.
  • Tânia Couto Machado Chianca PUC Minas.
  • Meire Chucre Tannure PUC Minas.
Palavras-chave: Processos de enfermagem. Unidades de terapia intensiva. Diagnóstico de enfermagem. Indicadores de qualidade em assistência à saúde. Adulto.

Resumo

Objetivo: verificar a efetividade na identificação e solução de diagnósticos de enfermagem de risco
relacionados às necessidades psicossociais e psicoespirituais de pacientes internados em uma unidade de
terapia intensiva de Belo Horizonte. Estudo descritivo, realizado a partir de dados secundários extraídos
do software Sistema de Informação com o Processo de Enfermagem em Terapia Intensiva. Os dados são
de 17 pacientes internados no período de 28 de junho a 26 de outubro de 2013. Realizou-se o cálculo de
incidência, prevalência, taxa de efetividade diagnóstica do risco e de efetividade na prevenção de
complicações. Os diagnósticos de risco associados às necessidades psicossociais foram: risco de solidão;
risco de resiliência comprometida; risco de sentimento de impotência; risco de baixa autoestima
situacional; e risco de síndrome do estresse por mudança. Para os diagnósticos de risco de sentimento de
impotência e risco de síndrome do estresse por mudança, a taxa de efetividade diagnóstica do risco foi de
100%, já para risco de solidão, risco de resiliência comprometida e risco de baixa autoestima situacional a
taxa foi de 0%. No que se refere à efetividade na prevenção de complicações do risco de resiliência
comprometida e risco de baixa autoestima, a taxa foi de 100% e para o risco de síndrome do estresse por
mudança, risco de solidão e risco de sentimento de impotência foram de 66,67%, 50% e zero,
respectivamente. Conclusão: enfermeiros precisam ser melhor preparados para diagnosticar problemas
psicoespirituais e psicossociais e para implementar cuidados individualizados evitando que problemas
potenciais se tornem reais.

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Biografia do Autor

Fabrícia Eduarda Baia Estevam, PUC Minas.
Graduação em andamento no Curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (início em 2011). Atualmente é monitora na Coordenação da Extensão e Pesquisa em Enfermagem e auxilia professor em aulas práticas e teóricas de Anatomia Humana na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Coração Eucarístico.
Isabella de Souza Perdigão, PUC Minas.
Atualmente é acadêmica de enfermagem no Hospital Unimed BH. Tem experiência na área de Enfermagem.
Joyce Costa Guimarães, PUC Minas.
Graduação em andamento do Curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com início em 2011. Atualmente é acadêmica de enfermagem da Unidade de Internação do Hospital Felício Rocho.
Raissa Caroline Costa Oliveira, PUC Minas.
Graduação em andamento no Curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (início em 2011). Atualmente é acadêmica do setor de Clínica Médica da Santa Casa de Belo Horizonte.
Ana Paula Souza Lima, PUC Minas.
Mestre em Enfermagem pela UFMG. Especialista em Emergência, Trauma e Terapia Intensiva pela FCMMG. Graduada em Enfermagem pela PUC-Minas. Atualmente é 2ºTen do Quadro de Oficiais de Saúde da Polícia Militar de Minas Gerais e docente da Pós Graduação Lato Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Tânia Couto Machado Chianca, PUC Minas.
Possui graduação em Enfermagem e Obstetricia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1980), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1997). Fez o Pós-Doutorado no Center for Nursing Classification do College of Nursing-The University of Iowa entre 2001 e 2002. Foi Vice Diretora da EEUFMG-Gestão 2002-2006. Foi subcoordenadora (2008-2010) e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da EEUFMG 2010-2011. Orientador em nível de Mestrado e Doutorado. Atualmente é professor Titular do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, diagnósticos de enfermagem, processos de enfermagem, infecção hospitalar e classificação da prática. Lider dos Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Sistematizar o Cuidar em Saúde e Enfermagem e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Baseada em Evidências. Membro da SubComissão de Sistematização da Assistência de Enfermagem e do Grupo Técnico de definição de modelagem para construção de um sistema de apoio para a SAE da ABEn Nacional
Meire Chucre Tannure, PUC Minas.
Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999), Especialização em Enfermagem e Terapia Intensiva pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente faz estágio pós doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais. É Professora Adjunto IV do Curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Coração Eucarístico e Enfermeira da Prefeitura de Belo Horizonte, na qual atua como Gestora de Contratos e Membro do Núcleo de Qualidade da Secretaria Municipal de Saúde. É membro do Comitê de Informática da NANDA-I.
Publicado
20-10-2016
Seção
ARTIGOS/ARTICLES