Formação e atuação dos Enfermeiros diante de necessidades identificadas em pessoas com comprometimento visual e auditivo

  • Breno Santos de Araújo PUC Minas.
  • Bruna Ramos de Carvalho PUC MInas.
  • Daniela Carmo Arantes PUC Minas.
  • Laís Costa Pires PUC Minas.
  • Pablo Raphael de Freitas PUC Minas.
  • Regina Maria Teixeira Vidigal PUC Minas.
  • Meire Chucre Tannure PUC Minas.
Palavras-chave: Pessoas com deficiência auditiva. Pessoas com deficiência visual. Cuidados de enfermagem. Transtornos da visão e humanização da assistência.

Resumo

Objetivos: identificar na literatura se os Enfermeiros têm sido preparados para assistir pacientes portadores de
comprometimentos visual e auditivo; descrever formas de tornar o atendimento prestado a esses pacientes
humanizado; verificar se existem trabalhos que apontam estratégias exitosas que vem sendo implementadas com
essa população e classificar as necessidades identificadas em pessoas com comprometimento auditivo e visual de
acordo com a teoria das Necessidades Humanas Básicas, de Wanda de Aguiar Horta. Trata-se de uma pesquisa
bibliográfica, realizada na Biblioteca Virtual de Saúde, onde foram utilizadas nove estratégias de busca, com os
limites trabalhos publicados no período de 2007 a 2013, na espécie humana, nos idiomas português, inglês e
espanhol. Foi identificado que os profissionais de Enfermagem não têm sido preparados para assistir pacientes
portadores de comprometimentos visuais e auditivos. Além da melhora na comunicação, as Políticas Públicas de
Saúde implementadas pelo governo federal em conjunto com a Política Nacional da Pessoa com Deficiência e a
Política Nacional de Humanização, são formas e estratégias a serem utilizadas para tornar o atendimento
prestado a esses pacientes mais humanizado. Foram identificadas, nessa população, oito Necessidades Humanas
Básicas desequilibradas sendo duas psicobiológicas, seis psicossociais e nenhuma psicoespiritual. Os
Enfermeiros precisam ser melhor preparados para assistir pessoas com comprometimento visual e auditivo pois
o cuidado deve ser direcionado às suas necessidades, que vão além de demandas biológicas, e para tanto, este
profissional precisa ter um olhar holístico, a fim de considerar as particularidades e individualidades de cada
paciente.

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Biografia do Autor

Breno Santos de Araújo, PUC Minas.
Graduando em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Unidade Coração Eucarístico. Atualmente é Acadêmico de Enfermagem do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Grupo Santa Casa; e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem e Saúde (GEPES - PUCMINAS).
Bruna Ramos de Carvalho, PUC MInas.
Graduanda em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Unidade Coração Eucarístico. Atualmente é Acadêmica de Enfermagem do CTI Adulto da Santa Casa de Belo Horizonte; e bolsista do GEPES (Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem e Saúde) da PUC MINAS.
Daniela Carmo Arantes, PUC Minas.
Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Caminha a Luz(2000). Tem experiência na área de Enfermagem.
Laís Costa Pires, PUC Minas.
Acadêmica do curso de enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Coração Eucarístico.
Pablo Raphael de Freitas, PUC Minas.
Atualmente é acadêmico de enfermagem na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Membro do Grupo de Ensino e Pesquisa em Enfermagem e Saúde e do Grupo de Extensão Fique Esperto: Vacine-se já. Atua como técnico em enfermagem - Unimed Belo Horizonte Cooperativa de Trabalho Médico.
Regina Maria Teixeira Vidigal, PUC Minas.
Acadêmica do curso de enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Coração Eucarístico.
Meire Chucre Tannure, PUC Minas.
Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999), Especialização em Enfermagem e Terapia Intensiva pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente faz estágio pós doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais. É Professora Adjunto IV do Curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Coração Eucarístico e Enfermeira da Prefeitura de Belo Horizonte, na qual atua como Gestora de Contratos e Membro do Núcleo de Qualidade da Secretaria Municipal de Saúde. É membro do Comitê de Informática da NANDA-I.
Publicado
20-10-2016
Seção
ARTIGOS/ARTICLES