Grupo de gestantes: o relato de uma experiência

  • Pâmela Cristhiane Malumbres Universidade Regional do Cariri - URCA.
  • Ivana Cristina de H. Cunha Barreto Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Medicina.
Palavras-chave: Gestantes. Cuidado Pré-Natal. Educação em Saúde.

Resumo

A gravidez é uma condição que traz consigo dúvidas, medos e mitos com relação ao contexto familiar e social da
gestante, que passa a trazer para si experiências compartilhadas por vários atores do meio em que vive, como amigos,
familiares e vizinhos, que influenciam este processo. A equipe de saúde da família é responsável pelo desenvolvimento
de ações de cuidados voltadas para a sua população e uma das maneiras para se chegar a este objetivo acontece por
meio de grupos educativos. Com o objetivo relatar a experiência de implantação e condução de um grupo de gestantes
na Estratégia Saúde da Família no município de Iguatu, CE. Utilizamos como estratégia metodológica o relato de
experiência, com abordagem qualitativa, onde busquei relatar minha experiência enquanto enfermeira residente da
ênfase Saúde da Família e Comunidade da Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde do Ceará (ESP/CE). O
grupo de gestantes conseguiu ser um complemento às consultas de pré-natal no sentido de suporte educativo nos temas
que envolvem a gestação de forma direcionada e mais qualificada.

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Biografia do Autor

Pâmela Cristhiane Malumbres, Universidade Regional do Cariri - URCA.

Enfermeira graduada em 2012 pela Universidade Regional do Cariri - URCA; Especializanda em enfermagem obstétrica pela Universidade Vale do
Acaraú - UVA e concludente da I turma de Residência Integrada em Saúde, na ênfase Saúde da Família e Comunidade, pela Escola de Saúde Pública
do Ceará – ESP-CE.

Ivana Cristina de H. Cunha Barreto, Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Medicina.

MÉDICA, DOUTORA EM MEDICINA NA ÁREA DE PEDIATRIA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EM 2006. ATUALMENTE É PESQUISADORA ESPECIALISTA EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ NO CEARÁ. POSSUI ESTÁGIO PÓS-DOCTOR NO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE MONTREAL NO CANADÁ. MESTRE EM SAÚDE PÚBLICA PELA UFC. ATUA COMO DOCENTE NO MESTRADO ACADÊMICO EM SAÚDE DA FAMÍLIA DA UFC E É MEMBRO TAMBÉM DO QUADRO DE DOCENTES DO MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA DA UFC. PUBLICOU 31 ARTIGOS EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS E 90 RESUMOS EM ANAIS DE EVENTOS. EM 2007 EM CO-AUTORIA COM LUIZ ODORICO ANDRADE, PUBLICOU O LIVRO SUS PASSO A PASSO: NORMAS, GESTÃO E FINANCIAMENTO, EDITORA HUCITEC. POSSUI 15 CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS, ENTRE ELES ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA, NO TRATADO DE SAÚDE COLETIVA DA HUCITEC, 2006. POSSUI 38 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. PARTICIPOU DE 5 EVENTOS NO EXTERIOR E 63 NO BRASIL. RECEBEU 3 PREMIOS E/OU HOMENAGENS. ATUA NA AREA DE SAÚDE COLETIVA E MEDICINA, COM ENFASE EM SAUDE DA FAMÍLIA, EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E SAÚDE MATERNO-INFANTIL. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 41 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA E TECNOLOGICA SÃO: SAUDE DA FAMILIA, EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAUDE, POLITICAS PUBLICAS, SAUDE MATERNO-INFANTIL, MORTALIDADE INFANTIL, PROMOCAO DA SAUDE, ACOES BASICAS EM HANSENIASE, AUTOPSIA VERBAL, SAUDE PUBLICA, ATENCAO A SAUDE, ATENCAO PRIMARIA.

Publicado
20-10-2016
Seção
ARTIGOS/ARTICLES