Avaliação da implantação dos testes rápidos para diagnóstico do HIV/AIDS e hepatites virais em munícipios do planalto norte catarinense
Resumo
Este estudo avalia a implantação das testagens rápidas para HIV/AIDS/Hepatites virais em municípios do planalto norte catarinense. Procurou-se identificar os fatores compreendidos nas dimensões de aceitabilidade e satisfação do usuário, e organizacionais nas dimensões de disponibilidade, oportunidade e conformidade, que influenciaram na implantação do teste rápido. Foram selecionados quatro municípios, dois pertencentes a 25ª região de saúde e dois pertencentes a 26ª região de saúde. Para definir o grau de implantação foi utilizada uma matriz de julgamento, explorando o conceito de acesso ao diagnóstico em suas várias dimensões. As dimensões foram categorizadas em índices de adequação, aceitabilidade e satisfação do usuário, com escores específicos classificando os serviços de saúde em: implantado; parcialmente implantado; incipiente e não implantado. Na avaliação, pode-se observar que a implantação da estratégia do teste rápido como nova metodologia diagnóstica do HIV/AIDS e hepatites virais nos municípios do planalto norte catarinense, mostrou-se implantado em todos os índices avaliados. O índice de maior pontuação foi o de satisfação do usuário com 100%, seguidos da aceitabilidade com 85% e de adequação com 75,1%.
Downloads
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA
DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores (nome completo de todos os autores) do manuscrito intitulado (nome completo do artigo) declaram que os direitos autorais a ele referentes sejam de propriedade exclusiva da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Coração Eucarístico, mediante publicação na ENFERMAGEM REVISTA. Sendo assim, fica vetada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização para isto seja solicitada á comissão editorial da ENFERMAGEM REVISTA. Certificamos que o artigo representa um trabalho original, de relevância social e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato impresso ou de revista eletrônica. Certificamos que todos os autores contribuíram na construção do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo conteúdo. Assinamos a presente declaração e responsabilizamos integralmente, pelo material apresentado.
Citar: local, data. Assinar. Fornecer CPF, e endereços completo, email de todos os autores.