Segurança na assistência de enfermagem: uma revisão integrativa

  • Emilly Monique de Lima Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Teresinha Ana de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Cibele Leite Siqueira Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
  • Angela Ferreira da Silva Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem. Segurança. Segurança do Paciente. Assistência de Enfermagem.

Resumo

Estudo de revisão integrativa da literatura. Para a seleção dos artigos utilizou-se as bases de dados Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Os critérios de inclusão foram: artigos em língua portuguesa do Brasil, com textos completos, dos últimos cinco anos, com foco na Enfermagem. Resultados: Foram encontrados 223 artigos dos quais 43 atenderam aos critérios de inclusão e constituíram a amostra. Os artigos foram agrupados por similaridade de temas e totalizaram-se quatro temas: Estratégias para a segurança do paciente, 22 artigos (51,1%), Eventos adversos 12 artigos (27,9%), Erro de medicação, seis (13,9%),  Higienização das mãos três (6,9%). Conclusão: Os temas encontrados nesta revisão demonstraram alinhamento com as iniciativas dos governamentais, porém o tema higienização das mãos, queda de pacientes e úlcera por pressão ainda são pouco explorados considerando seu impacto na segurança do paciente e no custo da assistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilly Monique de Lima, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Enfermeira, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas, Poços de Caldas, Brasil.
Teresinha Ana de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Enfermeira, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas, Poços de Caldas, Brasil.
Cibele Leite Siqueira, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Enfermeira. Mestre e Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Orientadora e Docente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas, Poços de Caldas, Brasil.

Angela Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Docente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas, Poços de Caldas, Brasil.

Publicado
20-10-2016
Seção
ARTIGOS/ARTICLES