Estudo de caso de paciente com ferida cirúrgica infectada: análise da integração ensinoserviço

  • Danyllo do Nascimento Silva Junior Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
  • Crislayne Alesandra Aquino Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
  • Niedja Cibegne da Silva Fernandes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
  • Ellany Gurgel Cosme do Nascimento Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, CAMEAM/UERN.
Palavras-chave: Ensino. Universidade. Hospital. Enfermagem.

Resumo

Objetivamos relatar a nossa experiência referente à realização de um estudo de caso de uma paciente vítima de
infecção hospitalar. Trata-se de um relato de experiência, fruto de um estudo de caso. Coletamos os dados
mediante o acompanhamento da paciente dentro da unidade hospitalar, no período de 19 a 25 de novembro de
2014. Para obtenção destes dados, utilizamos a investigação por meio da anamnese e exame físico, bem como
visualizamos o prontuário da paciente. Analisamos os dados com base na literatura sobre o tema e mediante a
análise temática, a partir da qual emergiram quatro categorias: Descrição do caso clínico, Infecção hospitalar,
Importância da integração ensino-serviço e Integração ensino-serviço e seus desafios. Os resultados demonstram
a importância dessa integração e os benefícios para ambas às partes, ressaltando o exemplo do estudo de caso
como propulsor de reflexões pertinentes. Logo, esperamos que o presente estudo possa verdadeiramente
contribuir para o fortalecimento das discussões e reflexões acerca da importância da integração ensino-serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danyllo do Nascimento Silva Junior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Danyllo Junior é natural (12/08/1993) da cidade de Pau dos Ferros/RN e reside em Natal/RN. Com um gosto insaciável pela leitura e escrita, escreve artigos de opinião desde o ano de 2009. Ao concluir o último ano do 2º grau (2010), passou em dois cursos de graduação, Química (IFRN) e Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem (UERN), formou-se neste em 2015. Nos anos seguintes foi aprovado para os cursos de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UNEMAT), Jornalismo (FIC), Jornalismo (UFPB), Fisioterapia (FMN Natal) e Direito (UFERSA). Em 2011, começou a escrever e dar vida ao seu primeiro livro - Morte Gêmea (Clube de Autores, 2013). Produziu e publicou, pela Amazon, quatro contos recentemente - O Reino e as Flores, Os Sonhos de Kate, Velha Guerreira e O Drama no Parque Aquático. Há três anos é colunista de um site de TV (TV Foco). Em 2016, foi aprovado para o Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), curso de pós-graduação o qual se dedica na atualidade. Ademais, segue empenhado ao meio acadêmico, escrevendo seus artigos científicos e de opinião e colocando em prática suas ideias literárias.
Crislayne Alesandra Aquino Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Licenciada e bacharela em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM. 
Niedja Cibegne da Silva Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Possui graduação em enfermagem e obstétricia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999), graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1992) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em enfermagem clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: úlcera de pressão, assistência ao paciente, unidade da terapia intensiva, pacientes e hospital.
Ellany Gurgel Cosme do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, CAMEAM/UERN.
Enfermeira, Professora Adjunta III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutora em ciências da saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com experiência profissional em saúde da família, gestão em saúde e docência à nível médio e superior em saúde/enfermagem. As áreas de interesses para pesquisas são assistência de enfermagem, enfermagem saúde da família, saúde da mulher, reprodução humana, gênero, saúde da criança, doenças crônicas e adesão ao tratamento.
Publicado
20-10-2016
Seção
RELATO DE EXPERIÊNCIA