Análise do conceito modelagem à luz do modelo de Barnum

  • Manuela de Mendonça Figueiredo Coelho Universidade Estadual do Ceará.
  • Karla Corrêa Lima Miranda Universidade Estadual do Ceará.
  • Lúcia de Fátima da Silva Universidade Estadual do Ceará.
  • Maria Célia de Freitas Universidade Estadual do Ceará.
  • Maria Vilani Cavalcante Guedes Universidade Estadual do Ceará.

Resumo

Analisar o conceito de modelagem, proposto por Erickson, Tomlin e Swain, na teoria de Modelagem e Modelagem de
Papel, à luz do modelo de análise crítica de Barnum. Estudo reflexivo, desenvolvido em três momentos:
aprofundamento da teoria de Modelagem e Modelagem de Papel; leitura do modelo de análise crítica; análise crítica
interna (clareza) e externa (alcance) do conceito de modelagem. Na análise de clareza, apenas um elemento que compõe
o conceito não se apresentou de forma clara: “desenvolvimento de uma imagem de espelho na situação de modelagem”.
No que concerne ao alcance, acredita-se na possibilidade de aplicação em todas as áreas de atuação da enfermagem,
compreendendo que interações humanas são necessárias para o cuidado. O conceito de modelagem apresentado na
teoria de Modelagem e Modelagem de Papel respeita o critério de clareza e alcance proposto pelo Modelo de Análise de
Barnum.

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Biografia do Autor

Manuela de Mendonça Figueiredo Coelho, Universidade Estadual do Ceará.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Docente do curso
de Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

Karla Corrêa Lima Miranda, Universidade Estadual do Ceará.

Doutora em Enfermagem. Docente do curso de graduação em Enfermagem e do Programa de Pós Graduação em Cuidados Clínicos em
Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Docente da Faculdade Metropolitana de Fortaleza.

Lúcia de Fátima da Silva, Universidade Estadual do Ceará.

Doutora em Enfermagem. Docente do curso de graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em
Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará.

Maria Célia de Freitas, Universidade Estadual do Ceará.
Doutora em Enfermagem. Docente do curso de graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em
Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará.
Maria Vilani Cavalcante Guedes, Universidade Estadual do Ceará.
Doutora em Enfermagem. Docente do curso de graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em
Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará.
Publicado
16-02-2018
Seção
ARTIGOS/ARTICLES