Diagnósticos de enfermagem mais frequentes em pacientes com diabetes mellitus: uma revisão integrativa

  • Ândria Silveira Almeida Universidade Tiradentes.
  • Bruna Gama dos Santos Universidade Federal de Sergipe-UFS.
  • Fernanda Santos Diniz Universidade Federal de Sergipe.
  • Lorena Zuza Cruz Universidade Federal de Sergipe.
  • Priscila Lima dos Santos Universidade Federal de Sergipe.

Resumo

Objetivou-se identificar os Diagnósticos de Enfermagem (DE) mais frequentes nos pacientes diagnosticados com Diabetes Mellitus. Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura. A busca ocorreu nos meses de agosto a outubro de 2017, nas bases de dados LILACS e SCIELO, utilizando os descritores: Processo de enfermagem; Doença crônica; Assistência de Enfermagem. Foram selecionados 09 artigos após filtragem com os critérios de inclusão. Os estudos selecionados identificaram 54 DE, destes 39 do tipo real e 15 diagnósticos de risco, de acordo com a Taxonomia NANDA II (2012-2014). Percebeu-se um enfoque das publicações em estudarem os DE relacionados ao Controle ineficaz do regime terapêutico, Disposição para controle aumentado do regime terapêutico e Nutrição desequilibrada: mais do que as necessidades corporais. No tocante aos domínios foram aqueles relacionados a Atividade/repouso, Segurança/proteção e Promoção da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ândria Silveira Almeida, Universidade Tiradentes.
Enfermeira. Mestranda em Ciências Aplicadas à Saúde. Preceptora em Saúde da Família da Universidade Tiradentes. Aracaju, SE, Brasil. Aracaju/SE, Brasil.
Bruna Gama dos Santos, Universidade Federal de Sergipe-UFS.
Enfermeira pela Universidade Federal de Sergipe-UFS.
Fernanda Santos Diniz, Universidade Federal de Sergipe.
Enfermeira. Especialista em Saúde da Família na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde pela Universidade Federal de Sergipe. Lagarto/SE, Brasil.
Lorena Zuza Cruz, Universidade Federal de Sergipe.
Enfermeira. Especialista em Saúde da Família na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde pela Universidade Federal de Sergipe. Lagarto/SE, Brasil.
Priscila Lima dos Santos, Universidade Federal de Sergipe.
Biomédica. Doutora em Ciências da Saúde. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Sergipe. Professora adjunto nível II da Universidade Federal de Sergipe. Lagarto/SE, Brasil.
Publicado
22-01-2019
Seção
ARTIGOS/ARTICLES