Revisão Integrativa sobre a formação do enfermeiro docente de cursos técnicos de enfermagem

  • Suellen Thais Leite Faculdades Unidas do Norte de Minas
  • Milene da Silva Rodrigues Faculdade Pitágoras
  • Tatiane Silva Rodrigues UNIMONTES
  • Gilsane Duarte Rodrigues Unilavras.
Palavras-chave: Docente de Enfermagem. Educação Profissionalizante. Educação em Enfermagem.

Resumo

Fundamento: Diante do aumento do número de escolas que oferecem o curso de Técnico de Enfermagem, sobretudo após a criação do projeto de profissionalização dos trabalhadores da área de enfermagem, pelo Ministério da Saúde, torna-se importante identificar como tem se dado a formação pedagógica de enfermeiros docentes de cursos Técnicos em Enfermagem. Objetivo: Identificar a partir de publicações científicas, como tem se dado a formação pedagógica de enfermeiros docentes de cursos Técnicos em Enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados: LILACS, SCIELO e BDENF. Os critérios para inclusão dos artigos que fizeram parte desta pesquisa foram: artigos em português e espanhol, com livre acesso on-line, publicados a partir de 1999. Estabeleceu-se o marco do ano de 1999 devido a criação do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE) pelo Ministério da Saúde. Resultados e Discussão: Constatou-se que não existe uma preocupação formal quanto a formação para a docência e sim apenas para a formação específica. Observou-se que as dificuldades do trabalho docente estão relacionadas com a falta de conhecimento dos enfermeiros no processo de ensinar, falta de material didático e infraestrutura, baixa remuneração e falta de seguridade trabalhista. Conclusão: No que tange as práticas pedagógicas e na busca de um processo de ensino aprendizagem acredita-se que o educador é aquele que se exercita continuamente no processo de busca e de sistematização teórico – prática que contemple todas as dimensões necessárias ao exercício da docência. Para tanto, o enfermeiro docente necessita buscar qualificação profissional, a fim de que sejam relacionados os conhecimentos de enfermagem enquanto ciência aos conhecimentos da didática e pedagogia.

ABSTRACT
Background: Given the increasing number of schools offering the course in Technical Nursing, especially after the creation of the project professionalization of nursing workers, the Ministry of Health, it is important to identify how they have given to teacher training of nursing teachers of courses in Nursing Technicians. Objective: To identify from scientific publications, as has been given to teacher training courses for teachers of nurses Nursing Technicians. Methodology: This is an integrative review held in databases: LILACS, SciELO and BDENF. The criteria for inclusion of items that were part of this research were articles in Spanish and Portuguese, with free online access, published since 1999. Established the March of 1999 due to the creation of Project Worker Professionalization of Nursing Area (PROFAE) by the Ministry of Health. Results and Discussion: We found that there is a concern about formal training for teachers and but only for specific training. It was observed that the difficulties of teaching are related to lack of knowledge of nurses in the process of teaching, lack of teaching materials and infrastructure, low pay and lack of job security. Conclusion: Regarding the pedagogical practices and the pursuit of a teaching-learning process that addresses all dimensions necessary to carry out teaching, it is believed that conditions should be offered training, qualification and development of teachers in relation to teacher training.

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Publicado
30-08-2019
Seção
ARTIGOS/ARTICLES