Fatores de risco para ocorrência de delirium em idosos na terapia intensiva
Resumo
O aumento da expectativa de vida traz novas demandas aos serviços de saúde. Os idosos representam atualmente parcela expressiva das internações nos centros de terapia intensiva (CTI). Durante a internação do idoso crítico é freqüente a manifestação de transtornos psicológicos, em destaque o
delirium. O delirium é definido como um distúrbio da consciência, cognição e percepção de início agudo e de curso flutuante de exarcebações, que acomete 56% dos idosos críticos e até 80% dos pacientes em ventilação mecânica. Embora incidente e associada à maior morbidade e mortalidade é ainda pouco diagnosticada e tratada pelos intensivistas. Este trabalho tem como objetivo descrever os fatores de risco para ocorrência de delirium no idoso crítico. Utilizou-se a busca de artigos nas bases de dados virtuais: Medline e Scielo no período de 2001 a 2011, nos idiomas português e inglês. Constataram-se no estudo que os principais fatores de risco para a ocorrência de delirium na terapia intensiva são os distúrbios metabólicos ou hidroeletrolíticos, os eventos cardiovasculares e cerebrais, uso de drogas (anticolinérgicas) e estresse. São fatores que podem ser divididos em fatores predisponentes, etiológicos e fatores ambientais. Acredita-se que o conhecimento dos fatores de risco possa auxiliar enfermeiros intensivistas na detecção precoce dos sinais e sintomas de delirium em idosos críticos e dessa forma orientar estratégias de controle e tratamento eficazes.
Downloads
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA
DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores (nome completo de todos os autores) do manuscrito intitulado (nome completo do artigo) declaram que os direitos autorais a ele referentes sejam de propriedade exclusiva da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Coração Eucarístico, mediante publicação na ENFERMAGEM REVISTA. Sendo assim, fica vetada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização para isto seja solicitada á comissão editorial da ENFERMAGEM REVISTA. Certificamos que o artigo representa um trabalho original, de relevância social e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato impresso ou de revista eletrônica. Certificamos que todos os autores contribuíram na construção do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo conteúdo. Assinamos a presente declaração e responsabilizamos integralmente, pelo material apresentado.
Citar: local, data. Assinar. Fornecer CPF, e endereços completo, email de todos os autores.