População em situação de rua: um olhar da enfermagem sobre o processo saúde/doença

  • Iago Henrique Pinheiro Bezerra FACULDADE ASCES
  • Irivan Macêdo Filho Associação Caruaruense de Ensino Superior, ASCES.
  • Rafael José Leitão Mélo da Costa Associação Caruaruense de Ensino Superior, ASCES.
  • Vanessa Juvino de Sousa Associação Caruaruense de Ensino Superior.
  • Maria Valéria Gorayeb de Carvalho Faculdade ASCES.
Palavras-chave: Saúde pública, Cuidados de enfermagem, Pobreza.

Resumo

A realidade da população em situação de rua é caracterizada por pobreza extrema e vínculos familiaresfragilizados, surge então a necessidade de perceber o adoecer e os cuidados realizados. Desta forma, o objetivodo estudo foi analisar o processo saúde-doença das pessoas em situação de rua no município de Caruaru-PE. Foirealizada uma pesquisa descritiva, exploratória de abordagem qualitativa, com 10 pessoas em situação de rua queutilizavam o Albergue Municipal. Emergiram as seguintes categorias analíticas: Negligência à saúde, Álcoolcomo terapia, Automedicação, Solidariedade Familiar, e a Procura aos níveis de Assistência Secundária eTerciária. Com isso, conclui-se a compreensão deficiente acerca do cuidado com a saúde e a negligência dosistema sobre a integralidade em rede. Para tal, há necessidade de elaborar ações dirigidas a esse grupo, aexemplo dos consultórios na rua, compreendendo os princípios da equidade, integralidade e universalidade, comvistas a assisti-los de forma holística, eficaz e resolutiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iago Henrique Pinheiro Bezerra, FACULDADE ASCES
Enfermeiro: Graduado Bacharel em Enfermagem pela Associação Caruaruense de Ensino Superior- Faculdade ASCES, conclusão em Dezembro de 2013. . Tendo experiência como Membro do Colegiado do Curso de Enfermagem-ASCES, Presidente do Diretório Acadêmico de Enfermagem Irmã Rute( DAEIR), Monitorias e Organização de Eventos Científicos e de caráter Estudantil.
Irivan Macêdo Filho, Associação Caruaruense de Ensino Superior, ASCES.
Possui curso-tecnico-profissionalizantepelo serviço nacional de apredizagem comercial(2009). Atualmente é do Associação Caruaruense de Ensino Superior.
Rafael José Leitão Mélo da Costa, Associação Caruaruense de Ensino Superior, ASCES.
Possui ensino-medio-segundo-graupelo colégio de nossa senhora de lourdes(2008). Atualmente é do Associação Caruaruense de Ensino Superior.
Vanessa Juvino de Sousa, Associação Caruaruense de Ensino Superior.
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco-UPE (2001), especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá (2005) e Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Trabalha no Hospital Regional do Agreste no Núcleo de Educação Permanente e como docente da Faculdade ASCES - Associação Caruaruense de Ensino Superior. Tem experiência na área de Enfermagem, Educação e Saúde e Saúde da Família, com ênfase em Enfermagem na Atenção Básica a Saúde da Mulher e da Criança e do Adolescente, realizando pesquisas de abordagem quantitativa sob a ótica epidemiológica e descritiva e de abordagem qualitativa com análise de Bardim e Teoria Fundamentada nos Dados.
Maria Valéria Gorayeb de Carvalho, Faculdade ASCES.
Enfermeira, Mestrado Profissional pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz/MS/UFPE e docente da Faculdade ASCES.
Publicado
13-04-2015
Seção
ARTIGOS/ARTICLES