Estudando o Oriente Médio a partir do Brasil: reflexões sobre uma visão de mundo diferente
Resumo
Este artigo descreve e analisa as experiências de duas professoras brasileiras no ensino de História e Relações Internacionais do Oriente Médio e do Mundo Árabe, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Essencialmente, este artigo é um exercício de comparação entre os limites enfrentados - mas também as possibilidades encontradas - pelas autoras no desenvolvimento de suas atividades como professoras latino-americanas promovendo o estudo do Oriente Médio e do Mundo Árabe no Brasil. Seu principal objetivo é auxiliar os acadêmicos envolvidos com essa temática a refletir sobre suas práticas pedagógicas e sobre o conhecimento que estão promovendo (ou inibindo) com suas propostas de pesquisa e procedimentos de ensino. Ancorado nas técnicas metodológicas da observação participante e da análise crítica do currículo, este artigo conclui que a socialização de estudiosos brasileiros na literatura anglo-saxônica sobre o Oriente Médio, quando não mediada por uma postura crítica em relação a esses conhecimentos paroquiais que pretendem ser globais, podem torná-los mais reprodutores dos discursos produzidos no Norte sobre a região do que pensadores do Sul Global capazes de oferecer a seus educandos um espaço de produção de conhecimento que seja significativo para eles como estudantes brasileiros.
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