Acordos Regionais de Integração e Educação Superior nos Países Andinos
Resumo
A promoção do ensino superior tem sido um denominador comum nos processos de integração na região, entretanto, os resultados alcançados têm sido heterogêneos. As principais características e limitações são apontadas. Também revisa os compromissos assumidos nos principais acordos comerciais Norte-Sul e Sul-Sul do Peru. A necessidade de aprofundar estes compromissos e a liberalização nos acordos de integração regional é levantada.Downloads
Referências
Acuerdo de Promoción Comercial Perú - Estados Unidos (2012) http://www.acuerdoscomerciales.gob.pe/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=57&Itemid=80
Acuerdo Comercial Perú – Unión Europea (2013) http://www.acuerdoscomerciales.gob.pe/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=52&Itemid=75
Brunner, H (coord. y ed) y Miranda, D. (ed) (2016), Educación superior en Iberoamérica. Informe 2016, Santiago de Chile, UNIVERSIA-CINDA.
Gacel-Ávila y Rodríguez-Rodríguez (2018). Internacionalización de la Educación Superior en América Latina: Un Balance. Universidad de Guadalajara
Gacel-Ávila, J; Jaramillo, I; Knight, J y De Wit, H.(ed) (2005), Al estilo latinoamericano: tendencias, problemas y direcciones, Washington, DC, Banco Mundial.
IESALC (2019) La Movilidad en la Educación Superior en América Latina y El Caribe: Retos y Oportunidades de un Convenio Renovado para el Reconocimiento de Estudios, Títulos Y Diplomas.
Ilieva, J y Peck, (2016), The shape of Global Higher Education: National Policies, Londres, British Council
Knight, J. (2008). Higher education in turmoil: The changing world of internationalization. BRILL.
Knight (2002) Trade in Higher Education Services: The Implications of GATS en The Observatory on Borderless Higher Education
Morales Martin, J. J., y Manosalba Torres, C. (2016). Dilemas y tensiones alrededor de la Plataforma de Movilidad Académica y Estudiantil de la Alianza del Pacífico. Universidades, (69).
Nyahoho, E. (2011). International Trade in Education Services: Its Scope and Challenges Associated with Liberalisation. Journal of Economic and Social Policy, 14(1), 9.
Perrotta, D. (2014b). La región sudamericana como arena política para la internacionalización de la universidad. En VII Congreso del IRI/I Congreso del CoFEI/ II Congreso de la FLAEI.La Plata.
Raychaudhuri, A. y P. De, (2007) Barriers to Trade in Higher Education Services: Empirical Evidence from Asia- Pacific Countries, Asia-Pacific Trade, and Investment Review, 3, (2), 67-84.
SGCAN (1998) DECISION 439 Marco General de Principios y Normas para la Liberalización del Comercio de Servicios en la Comunidad Andina
SGCAN (2001) DECISION 510 Adopción del Inventario de Medidas Restrictivas del Comercio de Servicios
SGCAN (2006) DECISIÓN 634 Modificación de plazos previstos en la Decisión 629
SGCAN (2006) DECISIÓN 659 Sectores de servicios objeto de profundización de la liberalización o de armonización normativa
Theiler y Rodríguez (2018), La cooperación e integración universitaria en América Latina y el Caribe. Principales acciones y tendencias. Educación superior, internacionalización e integración en América Latina y el Caribe. Balance regional y prospectiva.
Tilak, J. B. (2011). Trade in higher education: The role of the General Agreement on Trade in Services (GATS). Paris. UNESCO
Copyright (c) 2023 Estudos Internacionais: revista de relações internacionais da PUC Minas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).