Maquiavel e as Relações Internacionais:
tradução aberta, para o português, da palestra “Machiavelli,” de Martin Wight (1959-60).
Resumo
As ideias de Martin Wight sobre a ligação da teoria política clássica com o comportamento dos agentes internacionais influenciaram decisivamente as teorias sobre a política internacional. São exemplos deste reflexo a perspectiva construtivista proposta por Alexander Wendt, a proposta de uma sociedade de estados de Hedley Bull, entre outras. O presente artigo oferece alguma das ideias proposta por Wight nos seminários proferidos por ele na London School of Economics entre 1959 e 1960 (publicados em forma de livro na edição de Gabriele Wight e Brian Porter em 2005). Os pensamentos de Wight estão presentes neste artigo na forma de uma tradução comentada do primeiro capítulo da obra [1] deste autor sobre o pensamento e a influência de Maquiavel nas Relações Internacionais. A presente tradução para a língua portuguesa proporciona o acesso ao pensamento de Wight para o publico não falante da língua inglesa, contextualiza o pensamento de Wight pela inserção original de comentários explicativos a respeito de assuntos relacionados à década de 1950, bem como, verifica os argumentos do texto de Wight oriundos da obra Il Principe, de Maquiavel, escrito em italiano e editado por L. Arthur Burd em 1891.
Downloads
Referências
Copyright (c) 2023 Estudos Internacionais: revista de relações internacionais da PUC Minas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).