A 10 años del 11-S, escenarios inestables con conflictos abiertos en la región de Medio Oriente
Resumo
O objetivo do presente artigo é analisar, a 10 anos do 11-S, quatro cenários-conflito que permanecem abertos na região de Oriente Médio.Em termos metodológicos, o estudo de cenários de conflito permite realizar um mapa cognitivo do estado da situação e seu desenvolvimento durante o período escolhido, identificando as ideias, as dinâmicas, os atores, as iterações e os efeitos em cada um deles e entre eles, embora sua abordagem se realiza separadamente.A exceção do conflito árabe-israelense, considerado durante décadas a mãe de todas as batalhas, após o 11-S, identifica-se o aparecimento de outros 3 que tornaram a região de Oriente Médio ainda mais conturbada: a luta global contra o terrorismo internacional e as intervenções no Afeganistão e no Iraque; a descoberta do desenvolvimento nuclear iraniano com a conseguinte percepção de ameaça regional e internacional e o despertar árabe que, a partir de 2011, gerou um processo de alteração do status quo com consequências difíceis de dimensionarDownloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).