Ajustamento, poder e custos distributivos
Resumo
O presente paper tem como foco o conceito de ajustamento a partir da obra de Benjamin Jerry Cohen. O ajustamento para Cohen é um elemento fundamental para o entendimento das relações de poder no sistema interestatal. Dado o caráter cíclico do funcionamento da economia política internacional, os processos de ajustamento implicam em distribuições desiguais de custos nos momentos de crise, explicitando as assimetrias de poder, e interferindo na distribuição do mesmo entre as unidades estatais. Supõe-se que a releitura do conceito de ajustamento, tal como proposto, pode ser de grande valia para a compreensão das relações de poder contemporâneas na dinâmica relacional dos sistema de estados. Por fim, busca-se relacionar o tema do ajustamento com a questão dos conflitos distributivos, levando em conta que trata-se de algo que não é diretamente tratado por Benjamin Jerry Cohen, mas que pode ser de grande valia para entender a atual dinâmica da economia global.
Downloads
Referências
COHEN, Benjamin (2004). The Macrofoundations of Monetary Power (paper). Santa Barbara, CA: Departament of Political Science – UCSB
______ (2008) . Global Monetary Governance. London e NY: Routledge,
¬¬¬¬______ (2009). Currency and State Power (paper). Santa Barbara, CA: Departament of Political Science – UCSB.
JAMES, Scott e LAKE, David (1989). “The Second Face hegemony: Britain’s Repeal of the Corn Laws and the American Walker Tariff of 1846”. International Organization. vol. 43, n. 1, p. 1-29.
RUGGIE, John Gerard (1982). “International Regimes, Transactions, and Change: Embedded Liberalism in the Postwar Economic Order”. International Organization, vol. 36, n. 2, p. 379-415
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).