A Política Externa do Hamas
Resumo
Este artigo pretende abordar a política externa do Hamas, Movimento de Resistência Islâmica (em árabe, Haraka al-Muqauama al-Islamiyya), bem como seus relacionamentos com outros Estados e as consequências de seus desdobramentos. Primeiramente, serão lembradas as relações mais antigas com Irã, Jordânia e Síria. Posteriormente, o panorama atual da política externa do movimento ilustra a aproximação com a Arábia Saudita, mas as divergências ideológicas entre ambos insinuam que tal aliança não demonstra firmeza. A metodologia utilizada baseou-se em estudos e pareceres de grandes acadêmicos, além da análise dos últimos acontecimentos, nos quais Khaled Meshaal, dirigente do Escritório Político do Hamas, representa o grupo em reuniões com outros governos. Os resultados obtidos demonstraram que o movimento encontra-se em uma situação difícil, pois ao lutar pela sua sobrevivência, ou adere à total reaproximação com o Irã, ou concorda com as regras impostas pela Arábia Saudita, isolando a ala militar do Hamas, mas melhorando sua imagem perante a comunidade internacional.
Palavras-Chave: Palestina; Política Externa do Hamas; Irã; Arábia Saudita; Khaled Meshaal.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).