Geoestratégia no Atlântico Sul: Relações bilaterais Brasil-África do Sul na área de defesa
Resumo
A posição geoestratégica do Atlântico Sul é um ponto essencial para compreender as dinâmicas de defesa entre o Brasil e África do Sul enquanto potências regionais. O presente artigo tem como objetivo discutir as políticas de defesa adotadas por tais países – com foco em suas relações bilaterais e os principais avanços de cooperação nessa área a partir dos anos 2000 –, no intuito de averiguar possibilidades de aprofundamento das relações já existentes. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos sobre o tema, bem como a análise de documentos oficiais dos governos brasileiro e sul-africano. Ao longo do trabalho, verificou-se que os laços de cooperação em defesa entre Brasil e África do Sul se intensificaram na década de 2000 e que o reconhecimento da importância do Atlântico Sul possibilita perspectivas otimistas para o aprofundamento da cooperação entre os dois países.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).