As intervenções russas no conflito entre Armenia e Azerbaijão
The russian intervention at the conflict between Armenia and Azerbaijan
Resumo
Este estudo tratará sobre a região Nagorno-Karabakh (Cáucaso), que está situada na fronteira entre Armênia e Azerbaijão e é palco de conflitos desde a década de 80. O conflito no Nagorno Karabakh reacendeu após a dissolução da URSS. Em 1994 armênios e azeris pediram o cessar fogo. Nos últimos anos o conflito se reacendeu novamente devido a divergência de interesses ligado à manutenção da influência da
ex-URSS e os recentes alinhamentos da Ucrânia com os interesses Ocidentais. Sendo este um território geoestrategicamente privilegiado, devido a recursos energéticos e por estar localizado na Eurásia, Estados Unidos e União Europeia aspiram por esses recursos e por outros tipos de influência política. Não obstante, a Rússia também quer manter seu controle sobre o conflito, travado por ex-repúblicas soviéticas. Os objetivos do trabalho serão analisar as manobras políticas da Rússia sob algumas de suas ex-repúblicas soviéticas e a influência que imprime sobre essas atualmente. Além disso, analisaremos as origens do conflito, fazer uma analogia ilustrativa da crise ucraniana com o conflito pesquisado.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).