Disputas territoriais na América do Sul: análise crítica do acesso ao mar para a Bolívia

Palavras-chave: Política Externa do Chile, Política Externa da Bolívia, Guerra do Pacífico, Corte Internacional de Justiça.

Resumo

O pleito boliviano na Corte Internacional de Justiça pelo acesso ao mar a partir de um território hoje localizado no Chile e outrora seu não é novo. A questão remete a Guerra do Pacífico, onde a área que lhe garantia essa qualidade foi anexada pelo Estado chileno. Desde então, todas as tentativas de alcançar uma solução restaram infrutíferas, de modo que, com a representação no Corte Internacional de Haia, espera-se que uma conclusão seja obtida. Este artigo se propõe a analisar criticamente a divergência em toda a sua evolução histórica a partir de pesquisas documentais, emitindo um posicionamento sobre o problema em conformidade com os mais caros princípios que regem a Sociedade Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Gustavo Saboya de Queiroz, Universidade de Fortaleza
Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza. Aluno das especializações em Direito e Relações Internacionais da Universidade de Fortaleza e em Filosofia e Teoria do Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pesquisador do Núcleo de Estudos Internacionais da Universidade de Fortaleza. Advogado.
Publicado
24-02-2017
Como Citar
Saboya de Queiroz, A. G. (2017). Disputas territoriais na América do Sul: análise crítica do acesso ao mar para a Bolívia. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 14(27e28), 53-68. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/fronteira/article/view/12813