Terrorismo Transnacional e Megaeventos Esportivos: o terrorismo pela perspectiva da lógica da ação e o atentado à Maratona de Boston/2013
Transnational Terrorism and Mega sportive events: terrorism from the perspective of the logic of action and the attack on the Boston Marathon (2013)
Resumo
Por características que lhes são particulares, megaeventos podem ser considerados alvos tradicionais para a consecução de atos de terror. O atentado perpetrado pelos irmãos Tsarnaev à Maratona de Boston em 15 de Abril de 2013 pode ser considerado um exemplo disso. O objetivo principal deste artigo é compreender em que medida os atentados da maratona de Boston em 2013 se enquadram na modalidade do terrorismo como lógica da ação. Aqui, parte-se da hipótese de que é possível perceber o terrorismo como lógica da ação no caso dos atentados da maratona de Boston, uma vez que o ato não foi organizado e nem perpetrado por um grupo político centralizado. Ele foi realizado pelos irmãos Tsarnaev de forma individual e voluntária e motivado pelas experiências vividas por Tarmelan e Dzhokhar desde o Quirguistão
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).